SPECIAL SHAPES

Betty Jean. Foto: RVB Balões
Conheça melhor Betty Jean, a borboleta gigante da RVB

Tive o prazer de abrir meus emails hoje e deparar com a mensagem do meu amigo Marcos Bonimcontro, o Marcão, dando detalhes da construção da Betty Jean, o balão em forma de borboleta lançado recentemente pela RVB, e que com toda certeza fará o maior sucesso no exterior. Confira o que disse o Marcão:
“Fala Blog…
Tudo bem…
Antes de qualquer comentário, quero agradecer minha equipe da RVB. Todos aqui trabalharam com bastante empenho para transformar em realidade o desafio de construir este balão.
A idéia deste americando do Arizona, Bob Romaneschi, surgiu cerca de 3 anos atrás. Fazer um borboleta.
Muitos por lá disseram que era impossível construir um balão que voasse com asas abertas. Para ser sincero até eu tinha minhas dúvidas.
Quando começamos o projeto muitas incertezas surgiram já que nunca um projeto como este havia sido desenvolvido. Fazer uma aeronave dividida ao meio, com o volume total de ar quente em duas partes? O que isso poderia produzir no equilíbrio? Qual o centro me massa exato devido a assimetria da aeronave? Qual a estabilidade em voo? Como não tornar o balão excessivamente pesado devido a estrutura interna? Para se ter uma idéia o centro do corpo tem 15 metros de altura e as asas nas pontas muito próximo dos 30 metros.
Diversos desenhos foram feitos, centenas de cálculos de pressão e stress e após muitas modificações surgiu uma idéia final.
Volume total : 3000 metros cúbicos ( 105 como dizem os gringos)
Peso total do envelope : 240 Kg.
Capacidade de carga de piloto + 2 passageiros.
PMD de 750 Kg.
Impressão digital nas passagens das cores nas asas ( tremendo trabalho de renderização).
E após um mês de projeto e render, com mais 2 meses de construção a aeronave (única no mundo neste estilo) ficou pronta e voou na presença do seu proprietário, que veio dos Estados Unidos para ver e, ao qual agradeço pela confiança em nossa empresa.
O voo teste foi um sucesso, estável e com respostas suaves e extremamente adequadas a um balão de ar quente especial como este.
Ele batizou o balão de Betty Jean, nome de sua mãe de 82 anos que adora borboletas.
Espero que ele faça sucesso mundo afora e que continue voando por vários anos.
Um abraço, e obrigado pela força,
Marcos Bonimcontro”
Conheça a nova página do BlogBalonismo, clicando AQUI.
Bons Ventos!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui