BLOGBALONISMO ENTREVISTA
Bruno Schwartz fala sobre o Festival de Torres
Bruno, no festival de 2010. Foto: Antonio Barañano/TNT/BlogBalonismo
Depois de muito tempo, o BlogBalonismo volta a trazer uma entrevista para seus leitores. Hoje o entrevistado é o organizador do festival de balonismo de Torres e dono da Air Show Sports, Bruno Schwartz. Confira:
BlogBalonismo: Como andam os preparativos para Torres 2011?
Bruno: Os preparativos do 23° evento são facilitados, como sempre nestes últimos anos, pelo profissionalismo da secretaria de turismo de Torres.
Uma check-list serve tanto para a Secretaria como para a Airshow em seguir as responsabilidades de cada que só ajuda a cada ano a aprimorar a organização do evento.
BlogBalonismo: Qual a expectativa para este ano, já que ano passado foi sucesso absoluto, principalmente em relação ao tempo?
Bruno: O Clima é sem dúvida parte integrante do sucesso de um evento, estamos na mão de São Pedro que sempre foi o primeiro a ser convidado !! Com 5 dias de evento, teremos sem dúvida mais chance de fazer frente a uma frente fria caso aconteça.
BlogBalonismo: Quantos balões irão colorir o céu da Capital Brasileira do Balonismo?
Bruno: Beneficiamos até a presente data da inscrição de 40 balões, com encerramento das inscrições realizado no último dia 20 de Março. Nada impede novas inscrições conforme o número de vagas disponíveis até 15 dias antes do início do evento. A quantidade de balões diminui um pouco este ano devido ao fato de ter outro evento programado para a mesma data em Brasília, que de meu ponto de vista pessoal é uma falta de ética em referência a cidade de Torres cujo evento foi marcado com 1 ano de antecedência. Do outro lado, é um fato positivo para o balonismo e seus aficionados de poder ver balões voarem também na Capital Brasileira. Podemos considerar que durante estes dias os balões farão a festa nas 2 capitais, uma festa na Capital Brasileira, uma festa na Capital Brasileira do Balonismo, um presente para o país.
BlogBalonismo: Teremos alguma novidade em relação aos anos anteriores em 2011?
Bruno: A novidade deste ano será a participação de 7 países, ou seja um número maior de pilotos estrangeiros, tornando cada vez mais internacional o evento de Torres, com a participação confirmada do Campeão mundial Peter Wizzard, da Austrália. Teremos também mais balões de forma, inclusive a vinda do piloto Peter Blaser com um balão no formato de embalagem de óleo, muito conhecido no mundo do balonismo e Presidente da Multinacional Swisslube Blaser que comemora este ano 10 anos de atividade no Brasil.
BlogBalonismo: Além de Torres, a Air Show irá organizar mais algum evento no Brasil em 2011?
Bruno: A Airshow vai focalizar agora todos seus esforços no evento de Torres para fazer um mega evento para os 25 anos do Festival de Balonismo daqui a 2 anos.
Faremos o maior evento de todos os tempos no Brasil, 1 ano antes da Copa do mundo, com a participação recorde de pilotos nacionais e internacionais e uma mega surpresa do tamanho do Brasil. Será divulgado em tempo.
BlogBalonismo: Como você conheceu Torres? Como surgiu a ideia de criar esse evento que hoje é sucesso no mundo inteiro?
Bruno: Conheci Torres graças a meu amigo, o piloto gaúcho Fernando Hennig, que levou para Canoas (aonde eu participava da Festa aérea com um dirigível) o secretário de Turismo de Torres mais autoridades da cidade na época. Eles queriam acrescentar uma novidade a Festa da Banana, evento tradicional da cidade. Fomos assim fazer um voo durante o evento, sendo deslumbrado com a beleza do local, seu micro clima, a receptividade do povo gaúcho e antes de tudo seus ventos que são paralelos as praias, possibilitando voos diferenciados. Nossa proposta foi imediata. Desenvolver o turismo na região, organizando um festival anual de balonismo, isto 23 anos atrás. Por isto solicitamos o apoio da Prefeitura, através do fornecimento de hospedagem/alimentação/premiação para um futuro evento em troca de fazer um evento atraindo turistas para a cidade numa data fora da temporada de praia e desenvolver o balonismo na região Sul do pais…proposta aceita na hora…e que deu certo para todos!
BlogBalonismo: Deixe uma mensagem para todos os leitores do BlogBalonismo.
Bruno: Aproveitando o ótimo profissionalismo do BlogBalonismo que possibilita a troca de ideias, e após ler os diversos comentários sobre os acontecimentos no mundo do balonismo, quero aproveitar para confirmar que vamos pedir oficialmente em 2012 para a CBB a homologação definitiva do evento de Torres, com dispensa de taxa (hoje de R$ 25.000.00), para assegurar a total liberdade de participação dos pilotos Brasileiros a nível nacional.
O Festival Internacional de Balonismo de Torres e a Cidade de Torres contribuiram de uma maneira excepcional ao desenvolvimento do balonismo no Brasil, gerando um turismo extremamente positivo para a cidade e o Estado, oferecendo um retorno de mídia excepcional para o esporte, beneficiando os pilotos com prêmios altíssimos e recebendo os mesmos num ambiente único nos eventos Brasileiros e Internacionais.
Vamos procurar este apoio merecido para que todos possam voar em total liberdade num ambiente amistoso e positivo para o balonismo Brasileiro.

Amanhã entrevista com Eduardo Melo, que irá nos falar um pouco sobre os preparativos do Festival Nacional de Brasília.

Bons Ventos!!!

As respostas das perguntas são de inteira responsabilidade do entrevistado, não representando necessariamente a opinião do blog. Vale lembrar sempre que o blog é aberto a todos,e o propósito é de unir o nosso esporte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui