Acre deve ter balonismo turístico em 2011

Foto: Página 20/BlogBalonismo
RIO BRANCO – A proposta de implantar o balonismo turistico no Acre, que vem sendo estudada pela Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Lazer (Setul), pode virar realidade em 2011.
Ela vem sendo desde 2008, quando o senador Tião Viana propôs ao secretário Cassiano Marques a apresentação de emenda no orçamento para aquisição de equipamentos necessários a esse tipo de prática esportiva. Na época, a proposta esbarrou na falta de empresas brasileiras especializadas em balonismo.
“Existiam empresas na Nova Zelândia e em outras partes do mundo, mas no Brasil não conseguimos contactar nenhuma. Foi apenas na Abeta deste ano que encontramos a By Brazil Balonismo, uma empresa genuinamente brasileira que opera em Minas Gerais com balonismo turístico”, explica Cassiano Marques.
Testes
De posse da informação da existência da empresa e dos primeiros contatos, a By Brazil veio ao Estado realizar prospecções que determinariam a possibilidade de implantar o balonismo no Acre.
Durante toda a semana passada, os sócios da empresa estiveram realizando vôos testes e constataram que o Acre possui condições climáticas e áreas para pouso e decolagem apropriadas para o balonismo turístico.
“Existe aqui 100% de viabilidade para implantação do balonismo turístico. Além de condições climáticas, áreas de pouso e decolagem, extensa malha de estradas vicinais para resgate, a área dos geoglifos é linda e única. Ainda temos toda essa paisagem amazônica belíssima”, revela Enrico Dias, proprietário da By Brasil e piloto de balão.
Implantação
De posse dos estudos, o secretário Cassiano Marques, explica que caberá ao futuro governador Tião Viana e a próxima secretária de Turismo, Ilmara Cordeiro, definir qual a melhor forma de implantar o balonismo turístico no Estado.
“Agora deve se definir como se dará essa implantação do balonismo. Se será comprado o equipamento pelo Estado e feito uma licitação para concessão do serviço ou se o governo dará um incentivo para que uma empresa passe a operar no Acre.
O governador Tião Viana é o idealizador desse produto turístico e até o final de 2011 provavelmente já teremos balonismo turístico no Estado. “O importante é que o Acre tem potencial e que o balonismo é seguro, tanto que para comandar um vôo é necessário que o responsável tenha breve de piloto”, conclui. (NS)
Bons Ventos!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui