Boituva é referência no turismo de aventura

Secretaria Estadual de Turismo aponta passeio de balão em Boituva como opção de lazer diferente para a família inteira. Crédito da foto: Divulgação / Secretaria Estadual de Turismo

Boituva, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), é apontado pela Secretaria de Turismo de São Paulo como um dos principais destinos do turismo de aventura no Estado. Localizado a 40 quilômetros de Sorocaba, o município oferece aos visitantes a prática de esportes aéros, especialmente paraquedismo e balonismo. As duas atividades são apoiadas por escolas e empresas especializadas, que fornecem treinamento e equipamentos apropriados.

De acordo com a Secretaria Estadual, Boituva se tornou referência para os turistas mais aventureiros. “Além dos famosos saltos de paraquedas, os visitantes ainda podem conferir a experiência incrível dos passeios de balões promovidos na cidade há 30 anos”, descreve o site do governo paulista.

Balonismo

A aventura dos que optam pelo balonismo começa, geralmente, logo cedo, por volta das 5 horas. Este é o horário indicado pelas agências que realizam os passeios para a concentração. Lá, a turma de aventureiros pode apreciar todo o processo, desde a chegada dos balões ainda vazios, a preparação do equipamento, com a saída do gás, enchimento e colocação do cesto que leva os passageiros.

O processo dura, em média, duas horas até o momento de partida. O passeio leva aproximadamente uma hora e meia. Lembrando que tudo vai depender de como andam os ventos. Aliás, ao optar pelo turismo de aventura, tanto o balonismo quanto o paraquedismo, o viajante precisa estar de olho nas condições climáticas. A confirmação do passeio costuma ser avisada um dia antes do evento.

Serviço

O Município de Boituva está localizado no norte da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), a 40 quilômetros da sede regional. A partir de Sorocaba ou de São Paulo, o centro urbano de Boituva pode ser acessado pela Rodovia Presidente Castello Branco, a SP 280.

Fonte: Jornal Cruzeiro