Começa hoje o Campeonato Paulista de Balonismo em Jacareí

Foto: Alex Britto/PMJ
A elite do balonismo nacional está reunida em Jacareí (SP) a partir da tarde desta sexta-feira (4) para o Campeonato Paulista da modalidade. Para quem vai assistir, além da competição que promete colorir o céu da cidade, tem ainda um desfile noturno de balões ‘Night Glow’.
Os balões tripulados, que vão decolar a tarde do campo de futebol do Jardim Santa Maria, vão participar de provas até domingo (6). No período da manhã as decolagens serão sempre a partir das 7h, em locais aleatórios, escolhidos na hora pela direção da prova, de acordo com a direção do vento econdições climáticas. Nesta sexta o evento começa às 16h.
Essa é a terceira vez que Jacareí sedia o campeonato, que está na 11ª edição. Entre os desafios vão estar provas de pontaria, precisão, manobras e agilidade. Para voar, os balões precisam de condições climáticas favoráveis, com vento a menos de 20 km/h e não estar chovendo.
Os presidente da Confederação Paulista de Balonismo, Celso Marcantonio, explicou que os balões praticamente não têm limite de altura para voar, mas o caso de Jacareí, por estar na rota de aeroportos, há a limitação máxima de 300 metros. Os voos duram cerca de 1 hora.
Segundo ele, os balões voando simultâneamente são um espetáculo no ceú. “As cidades por onde passamos normalmente param para ver. Realmente é bem bonito”, contou.
Os pilotos são campeões ou ex-campões brasileiros, nacionais e estaduais de balonismo. Um deles é Warley Macedo, bicampeão nacional da modalidade, que fez de manhã um voo de reconhecimento. “O trabalho que antecede o campeonato envolve muita coisa, vai desde transportar o equipamento até baixar mapas da cidade”.
Night Glow
No sábado (5), a partir das 19h30, a população vai poder visitar o night glow, evento em que os balões são acesos, mas ficam amarrados a poucos metros do solo, sem decolar, apenas para dar um efeito visual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui