Festival de balões de ar quente nos Açores

Foto: Divulgação
A ilha de São Miguel, nos Açores, mais concretamente o concelho da Ribeira Grande, irá receber no início do mês de Julho o primeiro festival de balões de ar quente dos Açores, numa iniciativa que, de acordo com a autarquia, será um excelente cartaz promocional do concelho e uma oportunidade de mostrar as paisagens e belezas naturais da ilha.
A realização deste festival nos Açores surge na sequência de um contacto da Associação Learn to Appreciate, de Ponta Delgada, e da empresa PubliBalão, que organiza o único festival do género em Portugal, no Alentejo. A organização, que gostaria de contar com balões a voar entre Abril e Agosto, prevê que esta iniciativa conte com a presença de 15 a 20 balões, apesar de toda a logística que implica trazê-los aos Açores e pô-los a voar.
A organização do festival de balões de ar quente pretende promover o evento aproveitando a aproximação da Bolsa de Turismo de Lisboa, a maior exposição nacional de destinos turísticos, que se realizará entre os dias 25 de Fevereiro e 1 de Março. O Alentejo, que será também a região em destaque no certame, contou já no ano passado, em Novembro, com a sua 18º edição do festival, num total de sessenta equipas participantes oriundas de vários países europeus.
A Ribeira Grande, nos Açores, já é um destino conhecido a nível mundial, pelo menos nos circuitos do surf, desde que se realiza na praia de Santa Bárbara uma prova de surf portuguesa com o estatuto “Prime”, o Bilabong Azores Islands Pro. Agora, com a aposta nos voos de balão de ar quente, pretende-se trazer à ilha centenas de pessoas, mas desta vez que partilhem entre si o gosto pelo balonismo. O festival será ainda organizado de modo a coincidir com as festas do concelho, aumentando ainda mais o número de observadores do evento.
O Festival Internacional de Balões de ar quente, o mais antigo do género em Portugal, conta com raízes no distrito de Portalegre, tendo servido de base para a abertura em 2012 da primeira escola do país para pilotos de balões de ar quente.

Publicado originalmente no português de Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui