O primeiro dia do Campeonato Brasileiro de Balonismo

Os 20 pilotos que competem no 32º Campeonato Brasileiro de Balonismo, em Araçoiaba da Serra, na Região Metropolitana de Sorocaba, realizaram na manhã desta terça-feira (23) a primeira prova da competição. O voo dos balonistas teve início por volta das 7h e contou com cinco tarefas, que somarão pontos para a classificação final do evento.

Com ventos intensos e de bastante variação, os pilotos acabaram decolando todos da mesma região, num raio de 300 metros entre eles – embora os balonistas tenham liberdade para definir a melhor estratégia de decolagem. O voo partiu de uma área de plantação a cerca de 3 quilômetros do marco zero, que fica no ginásio municipal de esportes.

Na classificação parcial desta terça-feira, com a soma da pontuação das cinco tarefas, ficou em primeiro lugar o piloto Amarildo Tozzi, de Ibitinga (SP). Com o segundo lugar ficou Markus Kalousdian e com o segundo ficou Felipe Pires, ambos de São Paulo.

O atual campeão do torneio, Luis Silvestre, de São Paulo, conta que não teve sorte na estreia, ficando na 15ª posição. “Fui surpreendido pela mudança do vento, mas vou buscar reverter nos próximos dias”, diz ele, que já levou o título quatro vezes. A classificação parcial completa de hoje está na tabela abaixo.

O campeonato

A 32ª edição do Campeonato Brasileiro de Balonismo acontece até o próximo domingo (28), no ginásio municipal de esportes de Araçoiaba da Serra. Ontem, os pilotos realizaram o treino oficial antes da estreia da competição. Os balonistas decolaram por volta das 7h30, e passaram por dois alvos indicados pela direção de prova.

O presidente da Confederação Brasileira de Balonismo, Johnny Alvarez da Silva, explica que foram demarcados pontos em toda a cidade. Os balonistas precisarão atingi-los com alvos. “Quem chegar mais perto do ‘X’ ganha no dia”, diz. A decolagem ocorrerá do local escolhido por cada piloto, conforme sua estratégia de voo.

Além disso, haverá a prova de decolagem coletiva, quando todos os balões partirão do ginásio municipal. Segundo o presidente, o vento é necessário para o deslocamento do balão, mas caso não haja vento em algum dia do campeonato o juiz pode optar pela prova de mínima distância, quando os balões partem do mesmo ponto e os pilotos têm que se controlar no ar para atingir o alvo.

A competição é aberta ao público todos os dias e terá atrações especiais a partir de sexta. Confira a programação abaixo:

26/7 – Sexta-feira

15h – Decolagem coletiva no Ginásio de Esportes

19h – Night Glow (balões acesos no ginásio – lâmpadas gigantes)

27/7 – Sábado

7h – Voo competitivo pela cidade

15h – Decolagem coletiva no Ginásio de Esportes

19h – Night Glow (balões acesos no Ginásio – lâmpadas gigantes)

28/7 – Domingo

7h – Grande final do campeonato

15h – Voo de balões com formas especiais (Bandeira do Brasil, Nave da Xuxa, Cegonha, Pinguim)

Jornal Cruzeiro do Sul