Tetracampeão brasileiro de balonismo diz que conhecer o local é essencial

O tetracampeão brasileiro de balonismo, Luis Silvestre, diz que um dos segredos para o sucesso do balonista competidor é o foco. Outro ponto essencial na preparação é conhecer o local onde fará a disputa. “Sentir o relevo e a variação do vento próximo ao solo de onde será o voo é muito importante”, afirma.

Luis é um dos pilotos que participam, a partir desta terça-feira (14), da 33ª edição do Campeonato Brasileiro de Balonismo, em Boituva/SP.

Apoiadores do Blog do Balonismo na cobertura do 33º Campeonato Brasileiro de Balonismo em Boituva.

As características do balão também devem ser específicas para a competição, conforme o balonista. A aeronave deve ser menor do que as usadas para passeios de lazer, por exemplo, para ganhar mais velocidade na subida. “O meu balão, por exemplo, é projetado especificamente para o meu peso e para o peso do meu equipamento”, cita Luis.

Os pilotos da competição contam também com uma equipe de apoio que fica nos alvos para dar as orientações. Silvestre, que trabalha há com balões há quase 20 anos e já soma 720 horas de voo, tem três auxiliares. O objetivo é levar para casa mais um título e conseguir mais uma vez a credencial para o mundial de balonismo.