Tudo o que você precisa saber sobre o Campeonato Gaúcho de Balonismo em Torres

Foto: Harleyson Almeida/Descubra Torres

A partir da próxima segunda-feira, 23 de agosto, acontecerá em Torres a 2ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Balonismo. O evento vai até o dia 26. Saiba tudo sobre esta competição aqui no Blog do Balonismo.

PILOTOS INSCRITOS

A segunda etapa do Campeonato Gaúcho de Balonismo em Torres já tem 9 pilotos inscritos. As inscrições encerram dia 18, quarta-feira. Saiba quem já se inscreveu:

Lais Pinho
Flavia Souza
Giovani Pompermaier
João Vitor Justo
Murilo Hoffmann
Paulo Cesar farias
Reni Pinho
Ricardo Lima
Rogério Daitx

ALGUMAS PROVAS QUE SERÃO DISPUTADAS

Diferentemente de um festival, onde as provas são mais simples, em um campeonato de balonismo as coisas mudam um pouco de figura. As provas geralmente costumam ser um pouco mais difíceis e exigem um pouco mais das equipes.

Vou descrever cinco provas que provavelmente serão disputadas no Campeonato Gaúcho de Balonismo em Torres:

1. Alvo declarado pelo piloto: o competidor tentará passar próximo a um alvo (coordenada geográfica) selecionado por ele mesmo e declarado por ele antes do voo. É uma prova geralmente virtual, ou seja, por GPS e sem alvo físico (em forma de X). Cada piloto escolhe o alvo que quiser.

2. Alvo declarado pelo juiz: o competidor vai tentar jogar a sua marca mais próxima do alvo previamente marcado (alvo físico em forma de X).

3. Valsa de hesitação: o competidor vai tentar jogar a sua marca ou passar mais próximo de um dos vários alvos previamente marcados, que podem ser físicos (alvo em forma de X) ou virtuais (coordenadas geográficas).

4. Mínima distância com duas marcações: o competidor vai tentar jogar duas marcas o mais próximo possível entre elas, em diferentes áreas de pontuação. Por exemplo, imagine um campo de futebol, ele deverá jogar uma marca no campo do Grêmio e uma marca no campo do Inter. A menor distância entre essas marcas vence a prova. Se cair duas marcas no mesmo lado do campo, o piloto não pontua.

5. Máxima distância com duas marcações: o competidor vai tentar jogar duas marcas o mais distante possível entre si em uma área de pontuação. Por exemplo, imagine um campo de futebol, ele deverá jogar uma marca no campo do Caxias e uma marca no campo do Juventude. A maior distância entre essas marcas vence a prova. Se cair duas marcas no mesmo lado do campo, o piloto não pontua.

PROTOCOLOS CONTRA A COVID

A segunda etapa do Campeonato Gaúcho de Balonismo será realizada em Torres seguirá vários protocolos de segurança contra a covid 19. Entre eles podemos destacar:

– Utilização de máscaras durante toda a competição;
– Higienização das mãos de forma constante;
– Apenas o piloto participará do briefing para evitar aglomeração;
– Os voos competitivos serão sempre na parte da manhã, bem cedinho;
– Os locais de decolagem e das provas não serão divulgados ao público.

OS CAMPEÕES GAÚCHOS NA HISTÓRIA

Até hoje quatro pilotos já conquistaram o campeonato gaúcho de balonismo. Será que essa lista aumentará em 2021 ou algum deles vai conquistar o bi-campeonato?

Galeria dos campeões:

2015 – Giovani Pompermaier
2018 – Murilo Gonçalves
2019 – Murilo Hoffmann
2020 – Reni Pinho

O CAMPEONATO É ABERTO AO PÚBLICO?

Não. Devido a pandemia do coronavírus, o campeonato será exclusivamente uma competição esportiva.

POSSO VOAR DE BALÃO DURANTE O CAMPEONATO?

Não. Por se tratar de uma competição, não haverá essa possibilidade.

COMO POSSO ACOMPANHAR O CAMPEONATO?

Além de acordar cedinho e olhar pro céu, o Blog do Balonismo fará uma cobertura completa da competição, com fotos, vídeos, entrevistas e a tradicional transmissão ao vivo das provas pelo facebook.

HORÁRIO DAS PROVAS

Bem cedinho, a partir das 6:30 da manhã. Então prepara o mate e olhe pro céu da capital brasileira do balonismo e sintoniza no facebook do blog para acompanhar as provas ao vivo.