Universidade apresenta pesquisa sobre o Balonismo para Prefeitura de Torres

Representantes do curso Tecnólogo em Gestão de Turismo do Instituto Federal Catarinense, IFC, Campus Sombrio, estiveram em Torres nesta quarta-feira, 17, no Centro Municipal de Cultura, apresentando o resultado da pesquisa realizada por alguns alunos do curso sobre o 26º Festival Internacional de Balonismo, que ocorreu dos dias 30 de abril a 4 de maio deste ano.
A prefeita Nílvia Pinto Pereira esteve presente, assim como a secretária de Turismo, Vivian Rocha e demais secretários e servidores. Por parte do IFC, estiveram professores, coordenadores e acadêmicos que ajudaram na realização da pesquisa. Também marcaram presença, representantes do Sindicato de Hotéis e Restaurantes de Torres, Associação dos Agricultores Familiares do Rio Verde, entre outros.
A pesquisa “A qualidade dos serviços do 26º Festival Internacional de Balonismo de Torres/RS sob a percepção dos visitantes e moradores locais” foi coordenada pela professora e mestre Maria Emília Martins da Silva. A realização deu-se após ideia da servidora da Secretaria de Turismo e estudante do Tecnólogo em Gestão de Turismo, Maria do Carmo Conforte Rodrigues. Após discussões e preparo da pesquisa, ela foi feita durante o Balonismo, pelos alunos.
“É a primeira vez, em 26 edições, que temos uma pesquisa sobre o público que frequenta o Balonismo. É uma grande oportunidade para conhecermos o principal evento da cidade mais a fundo”, enfatizou a prefeita Nílvia.
A pesquisa, agora, poderá servir como base para alterações e melhorias no Balonismo, de acordo com as respostas dos turistas e visitantes entrevistados. Foram consultadas 221 pessoas no total, que informaram dados pessoais para a elaboração do perfil do visitante e turista, opinião sobre alimentos e bebidas, lazer e entretenimento, infraestrutura, logística e segurança, publicidade e promoção do evento e expectativas sobre o evento.
A pesquisa agora fica nas mãos das Secretarias de Torres, que já procuram novas alternativas para melhora do evento nas edições posteriores.
Reunião para melhoras no Festival

Na última semana, representantes da Secretaria de Turismo e Secretaria de Trabalho, Indústria e Comércio reuniram-se com a jornalista de Pelotas Michele de Lima, que trabalha há anos na execução de eventos pelotenses, sobretudo a Fenadoce, que movimenta a economia da cidade com a venda de doces.
Em breve, novos projetos deverão ser feitos para o Balonismo, incluindo alterações de infraestrutura, que por 49,30% dos entrevistados da pesquisa feita pelo IFC, foi considerada boa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui