RIO CLARO
Pilotos de Rio Claro falam na rádio Jovem Pan sobre o balonismo
Rodrigo e Renan. Foto: Iuri Capretz
Nesta quarta-feira começam os voos competitivos do primeiro Campeonato Ibero-Americano em Rio Claro, como parte da programação do 185º aniversário da cidade.
Quatro pilotos rio-clarenses estarão presentes na disputa e, na manhã de terça-feira, Renan Mancuso (29º no ranking nacional) e Rodrigo Pires (51º no ranking nacional), da RR Balões, participaram do programa Jornal de Esportes, da Rádio Excelsior Jovem Pan, para, além de explicar a competição, contar como teve início a paixão pelo balonismo.
“Comecei em 2006, no primeiro campeonato brasileiro que Rio Claro sediou, na equipe do Luis Silvestre, até 2008, participando de todos os eventos no país, me formei piloto no mesmo ano e, junto com o Rodrigo, resolvemos montar nossa empresa na cidade”, explica Renan.
A competição em Rio Claro também foi o marco para Rodrigo.
“Sempre fui apaixonado por balões e, quando vieram para cá pela primeira vez, fiquei encantado, fiz amizades com os pilotos e, quando tinha disponibilidade, os ajudava em competições. Trabalhava no comércio, resolvemos montar a empresa desde 2009 e me formei piloto em dezembro de 2011”, resume.
A competição é dividida em duas provas por dia. A primeira, logo no início da manhã, e a segunda, a partir das 15 horas. A exceção acontece no domingo (24), quando as atividades serão encerradas ao meio-dia com a premiação dos vencedores.
Renan também explicou sobre a cidade, que favorece a prática do balonismo tanto de turismo e promocional, como o competitivo.
“Rio Claro é uma cidade muito boa, porque não venta com tanta intensidade, tornando o voo mais seguro. Também é plana, então não temos rotores de vento, comum em cidades montanhosas. Há também muitas camadas de vento, ou seja, correções da angulação do vento durante cada voo, e isso ajuda muito a realizar as provas, tornando um campeonato extremamente competitivo”, diz.
Pela experiência em voos e pela iniciação no balonismo acompanhando Luis Silvestre, atual campeão brasileiro e segundo no ranking nacional, Renan afirma que brigará pelas primeiras colocações, mesmo voando como empresa promocional.
“Vamos competir e brigar pelas primeiras colocações, mas, como nós somos uma empresa promocional, nós focamos nos clientes e imprensa, levando alguns representantes durante os voos e isso desfavorece um pouco, pois, para ser 100% competitivo, é preciso voar sozinho, mas não quer dizer que não brigaremos pelas primeiras posições. Em Brasília, no mês passado, fiquei em quarto lugar no nacional e vou me concentrar para terminar numa boa colocação”, evidencia Renan.
Ao optar por voar no ramo promocional e de turismo, Renan afirma que o balonismo em Rio Claro não está restrito somente ao mês de aniversário da cidade, quando as competições acontecem.
“Todo final de semana nós fazemos passeio de balão para oito pessoas e agora estamos construindo um para 16 passageiros. A RR Balões dá continuidade a esse trabalho durante todo o ano, não se restringindo somente quando acontecem os campeonatos na cidade”, finaliza.
Rio Claro também será representada por Ricardo Zavarello (13º no ranking nacional) e por Rodrigo Barrotte (60º no ranking nacional). Henrique Linhardt Neto (50º no ranking) representará Santa Gertrudes.
Bons Ventos!!!
Texto de  Matheus Pezzotti.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui