0
462

TORRES 2011

Festival de Balonismo de Torres começa com 45 equipes de 6 países
Foto: Adriano Daka
O 23º Festival Internacional de Balonismo de Torres começou nesta quarta-feira (20/04). “É um grande prazer para todo litoral norte gaúcho e sul catarinense recebê-los”, disse o secretário de Turismo, Comércio e Indústria, José Ivan Pereira no primeiro briefing dos pilotos. Com poucas nuvens, mas, devido à proximidade da noite os balões não foram inflados. Assim, a prova de abertura foi cancelada e a primeira será nesta quinta, às 7h e a segunda ocorre às 16h. As provas sempre ocorrem cedo da manhã ou no final da tarde, enfeitando o céu de Torres, pois os ventos são mais fracos nesses momentos. O Festival é prestigiado por 45 pilotos do Brasil, Argentina, França, Estados Unidos, Suíça e Austrália.
Após o briefing pilotos e integrantes da organização do Festival de Balonismo prestaram uma homenagem a Antônio Carlos Giusti, piloto de balão falecido em outubro do ano passado. Após o briefing foi plantado uma muda de árvore no Parque do Balonismo. Cada piloto também recebeu uma muda de árvore nativa para plantar em homenagem a “AC”. “Era um piloto muito querido que adorava Torres, ele merece esta homenagem”, ressaltou Bruno Schwartz, da empresa Air Show.
Na sexta-feira (22/04), à noite terá o Night Glow, um dos mais belos espetáculos do evento. Nele balões fixados por corda para ficarem próximo ao solo são iluminados. Com o flamejar dos maçaricos os balões ficam acesos, como lâmpadas gigantes e coloridas, formando um espetáculo de luzes e cores. O show será repetido na noite de sábado, sempre às 20h, na Arena dos Balões, dentro do Parque do Balonismo.
Entre as principais atrações também estão os shows nacionais. Nesta quarta-feira (20/04) tem show com Ivonir Machado & Novos Garotos. Na quinta-feira (21/04) ocorre a apresentação de Regis Danesse. Na sexta-feira a sobe ao palco do 23º Festival de Balonismo a banda Nenhum de Nós. No sábado tem a sertanejo universitário de Léo & Júnior e no domingo a animação fica por conta da Balada do Pretinho. A entrada para o show é um quilo de alimento não perecível que será revertido em cestas básicas para famílias carentes.
O 23º Festival de Balonismo ocorre até domingo (24/04) no Parque Municipal de Exposições Odilo Webber Rodrigues, popularmente chamado de Parque do Balonismo, localizado na Avenida Castelo Branco, na entrada da cidade. Uma grande estrutura foi montada para receber os pilotos nacionais e internacionais e para oferecer ao público diversas atrações. Entretanto, o voo dos balões pode ser visto de vários pontos de Torres, sempre a partir das 7h e das 16h, quando começam as provas.

Vamos Voar!!

Jornalista Milena Meira – 12.028 drt/rs

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here