0
457

TORRES 2011

Vai iniciar mais um Festival de Balonismo

A partir de amanhã o céu de Torres ficará mais colorido. É o Festival Internacional de Balonismo de 20 a 24 de abril, que chega a 23ª edição com profissionalismo e sucesso garantido. Para este ano estão confirmadas a participação de 45 equipes de seis países diferentes. A Prefeitura de Torres, organizadora do evento, espera um público de 150 mil visitantes para os cinco dias de festa. O festival tem entrada franca e traz ainda atividades paralelas.
Air Show, organizadora da parte técnica do Festival há 23 anos definiu os horários das provas. Elas acontecerão sempre às 7h e às 16h. Já o belo espetáculo denominado de Night Glow, onde os balões iluminados em vôo cativo encantam os visitantes, ocorre nas noites de 22 e 23 de abril (sexta e sábado).
A área coberta providenciada pela Prefeitura de Torres integrará praça de alimentação, área de exposição, Feminco e arena de show. As principais atrações musicais são Nenhum de Nós, Regis Danesse, Léo & Júnior, Balada do Pretinho e Ivonir Machado & Novos Garotos. A entrada para o show é um quilo de alimento não perecível que será revertido em cestas básicas para famílias carentes.
A empatia do público e dos balonistas pelo festival é tanta, que em 2006 ele foi homologado pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI), por ser um dos três únicos festivais de balonismo do mundo a se realizar por mais de 15 anos consecutivos.
CONFIRA AINDA:
Espaço Rural
Os visitantes poderão conhecer um pouco da zona rural de Torres. Uma mostra do patrimônio natural do Município será montada pela Secretaria Municipal de Interior e de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca e escritório da Emater/Torres. Produtos locais como banana, arroz, tomate, pimentão, milho, além de um aquário com peixes existentes em nossas lagoas compõem a mostra. Os visitantes também poderão conhecer um pouco da culinária local, com pratos de carne de marreco de Pequim, assado no espeto, com rosca e pão, e marreco com arroz. Na Tenda Rural, o público poderá degustar e levar para casa pães, roscas, bolos, doces e salgados.
Memorial do Balonismo
Trará exibição de um documentário de 15 minutos sobre a “História do Balonismo: de Ícaro ao 23º Festival de Balonismo de Torres”. O documentário traça a história do balonismo, os primeiros voos de balões aos Festivais realizados em Torres. Acima de tudo, o vídeo falará sobre o sonho de voar que acompanha a humanidade desde o mito de Ícaro da Grécia antiga. O memorial traz ainda exposição fotográfica de artistas locais sobre o Balonismo e retratos antigos do Município. O documentário será exibido em sessões para até 40 espectadores.
Balões de formas
O Festival Internacional de Balonismo contará com a participação de dois balões de forma. Uma charmosa lata de óleo em comemoração aos 10 anos da empresa Suíça Blaser no Brasil, e um simpático palhaço, voarão no céu de Torres. O balão na forma de palhaço voará na sexta-feira (22/04) pela manhã, e o balão no formato de lata participará de todas as provas do festival. EDITADO: TENHO INFORMAÇÕES QUE O BALÃO BOB ESPONJA E PORCO TAMBÉM ESTARÃO EM TORRES.

1ª MEST
A Associação da Indústria Moveleira de Torres (SERMOV), em parceria com a Prefeitura de Torres, realizará durante o 23º Festival Internacional de Balonismo uma mostra de equipamentos para a fabricação de móveis. É a 1ª MEST – Mostra de Equipamentos e Suprimentos para Indústria Moveleira – que nasce como a proposta de um evento que apresente máquinas, equipamentos e insumos para indústria moveleira no Litoral Norte Gaúcho, visando uma maior visão de empreendedores locais para com o setor. A Mest será de 20 a 24 de abril, das 14h às 22h no Centro de Eventos do Balonismo.
Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira
No 23º Festival de Balonismo os olhos do público também se voltarão para céu de Torres para assistir ao show da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB). Esta é a segunda vez que as aeronaves da FAB se apresentam em Torres, a primeira foi em 1996. Conhecida por suas manobras e acrobacias que emocionam, o esquadrão é formado por oficiais que entregam corações e mente a realização de um ideal: empolgar multidões e assim exaltar a patriotismo brasileiro. A apresentação será na sexta-feira (22), às 15h, no Parque de Balonismo.
O show será conduzido por um piloto locutor, que estará na arena de balões, para proporcionar ao público presente o nome das manobras executadas pelo Esquadrão Aéreo, com trilha sonora e locução completa. O show aéreo fica por conta de sete aeronaves que estarão sobrevoando o parque durante 30 minutos de manobras, acrobacias, alta velocidade e muita fumaça.
Espaço Ambiental
Um sistema de dunas será reproduzido em uma área de 225 metros quadrados na estrutura coberta do parque. O objetivo é promover a conservação deste importante ecossistema devido às funções ambientais como: estabilizar a linha de costa, proteger o lençol freático, constituir barreira natural contra as ressacas do mar e ser habitat para diferentes espécies da fauna e da flora. Destaque na exposição para apresentação do Plano de Recuperação de Dunas realizado pela Prefeitura de Torres. São parceiros da mostra a Ulbra Torres, Pelotão Ambiental da Polícia Militar (Patram), Secretaria Estadual de Meio Ambiente – Parque da Itapeva e Fundação Zoobotânica.
Passeio de canoa no Mampituba
A V Canoagem Ecológica Pró-Mampituba acontece no dia 23/4, um sábado. Os participantes descerão de caiaque o rio Mampituba, desde a ponte da BR 101 até a ponte de concreto Torres (RS) e Passo de Torres (SC), totalizando 12 Km. A saída do passeio é às 8h e a realização é do Grupo de Canoagem Brothers Adventure.
Na ocasião, os canoístas percorrerão o rio coletando lixo, despertando a consciência ecológica dos moradores e visitantes, além de integrar os amantes da canoagem e da natureza.
Shows de paraquedismo e apresentação de paramotor
Shows de paraquedismo e de aeromodelismo também faz parte da programação. O cenário escolhido para estes espetáculos de aventura é o Parque do Balonismo. Haverá 4 apresentações de paraquedismo e 7 de paramotor.
Os shows de paraquedismo acontecem na quinta (21) às 15h; sábado (23) às 10h e no domingo (24) às 15h. No sábado (22) o espetáculo será às 20h, quando os três paraquedistas estarão iluminados. A aeronave sobrevoará o Parque do Balonismo e os saltos ocorrerão tendo como meta a aterrissagem na Arena dos Balões. As apresentações de paramotor serão outra atração à parte. As apresentações serão na quinta-feira às 10h e na sexta-feira, sábado e domingo às 10h e às 15h.
3ª Trilha Jeep de Balonismo
O Festival Internacional de Balonismo de Torres é ponto de encontro de jipeiros, que vão participar da 3ª Trilha de Jeep do Balonismo, que acontecerá no dia 23 de abril, a partir das 9h30min, com saída no Parque do Balonismo. Participam jipeiros que gostam de andar em trilhas e com o compromisso de curtir belas paisagens e ultrapassar obstáculos com variados graus de dificuldade, tais como atoleiros, barrancos, pedras e erosões. A realização é do Jeep Club Pantaneiros, de Torres, com a participação de mais de 150 jipeiros.
II Etapa do campeonato Centro Litoral de Motocross – Copa Balonismo
Durante o tradicional Festival Internacional de Balonismo acontece a II etapa do campeonato Centro Litoral de Motocross – Copa Balonismo, no domingo, 24 de abril, às 13h30min. As provas serão na pista de Motocross do Parque do Balonismo. Mais de 100 motociclistas estão sendo esperados para a competição. Essa prova é homologada pela Federação Gaúcha de Motociclismo. Informações com Zanella (51) 9103-9313.
Torneio Balonismo de Golfe
O tradicional Torneio Balonismo de Golf acontecerá nos dias 22 e 23 de abril no São Domingos Golf Clube, a partir das 8h30min. Estão sendo esperados mais de 50 golfistas de Torres e de outros lugares do Estado e do sul de Santa Catarina.
As portas do clube serão abertas ao público que aprecia o esporte. As inscrições podem ser feitas na hora. Informações com Vilmar Casagrande através do telefone (51) 84249833.
Vamos Voar!!!
Jornalista Milena Meira 12.028 DRTRS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here