A Federação Gaúcha de Balonismo (FGB) anunciou em entrevista para a Rádio Maristela, na manhã de terça-feira, 02/05, que doará à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Torres, R$ 12 mil reais correspondente a moto zero km, prêmio previsto para a Prova da Chave que foi cancelada durante o 33º Festival Internacional de Balonismo.
A prova da chave é considerada uma das provas mais tradicionais dos festivais de balonismo, sendo realizada na Arena de Balões do Parque Odilo Webber Rodrigues, na presença de público. A Prova que seria realizada na segunda-feira, 1º/05, para encerrar a competição de 2023 foi cancelada devido ao forte vento que soprava para o centro da cidade e mar, impedindo a sua realização por não haver segurança aos 69 pilotos participantes.
Na entrevista, o diretor executivo da FGB, o torrense Ricardo Lima, a FGB pretendia realizar a doação caso nenhum piloto pegasse a chave na prova. Mediante do cancelamento, a presidência da entidade decidiu manter a doação, já que a FGB não busca fins lucrativos com o evento. Segundo Ricardo, a doação será uma importante contribuição para a APAE de Torres.