Por Carla Patrícia Horn – BlogBalonismo
O 20° Festival Internacional de Balonismo de Torres iniciou oficialmente dia 17 de abril de 2008, mas como sempre os preparativos e o coração bate descompassado, algumas semanas antes.
O piloto Alexandre Giglio já estava na cidade, patrocinado por uma imobiliária, fazia vôos colorindo o céu com o balão amarelo e verde. Trazia além do seu pai, uma pessoa muito querida, que eu já havia conhecido de vista em outro evento, por fotos e trocas de e-mails: a querida pilota Maria Conceição Horta.
Nos dois anos que moro aqui, vejo a necessidade de integrar a comunidade, através da escola, levando para serem entrevistadas, estas pessoas que vem abrilhantar o nosso Festival.
Então, literalmente atacamos a caminhonete do Alexandre no centro e conhecemos ela e seu marido, mas a coragem para convidá-la a conversar com as alunas do Magistério Noturno, só aconteceu algumas horas depois no Parque.
Tudo agendado, busquei-a em uma confraternização com outros pilotos e levei-a para a Escola Marcílio Dias, na qual as “gurias” já aguardavam ansiosas.
Após uma breve apresentação sobre a relevância do Festival de Balonismo para o município, a importância de aprendermos com estas pessoas que nos visitam, valorizando-as, prontamente a pilota falou.
Conceição explanou para as alunas a respeito de ser pilota, das suas dificuldades e preconceitos enfrentados para adquirir o seu brevê, seus vôos aqui em Torres, a importância da equipe de resgate, justificando-se por estar um pouco afastada dos eventos e sua história de pilota. Respondeu todas as perguntas técnicas e curiosidades das meninas, proporcionando uma lição de Vida a todas nós.
Agradecemos a sua disponibilidade com uma mensagem e um balãozinho de crochê cor-de-rosa. Ela prometeu voltar com seu balão, pois este ano estava com o amigo.
Olha a promessa Conceição, queremos o rosinha no céu de Torres novamente, a saudade já é grande, vamos te aguardar em 2009!!
Bons Ventos!!!