Entre as ações para consolidar as atividades do balonismo em Boituva, a Prefeitura local, com o apoio das pastas de Desenvolvimento Econômico e Assuntos Jurídicos, juntamente com 6 pilotos que realizam voos panorâmicos no município, fomenta a criação da Associação de Balonismo de Boituva (ABBV), visando organizar e fortalecer a modalidade e das atividades turística da cidade. A entidade está em fase de registro e já conta com a participação 14 associados, entre pilotos e associados, que definiu o nome dos pilotos Ricardo de Almeida (presidente), Carlos Antonio de Paulo (vice-presidente), David Iannibelli (diretor técnico) e Ricardo Benittes Martins (diretor comercial), além do conselho fiscal, constituído por Franklin Diniz Cortez; Wilson Almeida; José Marcos Coutinho Durval; Paulo Amaury de Toledo e José Doedes de Camargo.
Balonismo terá área
Desde 2000, Boituva vem se consolidando também como referência na prática do balonismo, sendo o endereço escolhido para a realização de voos experimentais de aeronaves fabricadas no País e festivais da modalidade. Mediante a associação, os balonistas esperam ampliar o apoio do município, visando a obtenção de uma área para o desenvolvimento do balonismo. Enquanto aguarda o trâmite burocrático, a prefeitura já discute a possibilidade de cessão de uma área, na região do Parque das Árvores, que já aprovaram a localização e as excelentes condições para a atividade.
Instalação de fábrica
Boituva receberá uma unidade da Aeromagic, que deverá instalar numa área de 1.523,23 metros quadrados, cedida pela Prefeitura, a sua segunda unidade, cujo projeto está em fase de aprovação. Atualmente a empresa sediada em São Paulo produz aeronaves experimentais para diversos países, dominando todos os processos e tecnologias. Beneficiada pelo programa de incentivos da Prefeitura, a empresa deve gerar empregos e consolidar as atividades do balonismo em Boituva, especialmente com a realização de voos experimentais das aeronaves que produz.