Um balão em forma de saxofone será uma das grandes atrações do 30º Festival Internacional de Balonismo de Torres. Batizado de “Saxon”, a aeronave está em processo de fabricação e deverá fazer a sua estreia pelos céus na mais tradicional cidade do balonismo brasileiro. Confira a seguir o relato de Luiz Paulo Assis, piloto e construtor deste balão de forma especial:
“A ideia de construir Saxon surgiu no ano passado depois que participei de um Festival de Balões na Bélgica, descobri entre outras coisas que este é o festival mais antigo do mundo, ano passado foi a 70ª edição.
Um evento muito tradicional que mantém costumes requintados, como um jantar de gala que é oferecido aos pilotos, os briefings são realizados em um lindo salão do Palácio da Prefeitura todo decorado com obras de arte e diversas outras formalidades que vem das tradições do balões a gás.
O evento acontece em uma das maiores praças da Bélgica na cidade de Sint-Niklaas a 20 km da importante cidade de Antuérpia.
Bom mas até ai o que tem a ver a ideia do balão? O leitor deve estar se perguntando…
A família que organiza o evento desde o início se chama Sax, pois o avô da atual coordenadora foi o inventor do instrumento musical saxofone, quando conheci parte desta história achei muito interessante prestar esta homenagem.
Este ano eu não poderei levar o Saxon para lá devido a outros compromissos na América, mas no próximo ano certamente estará.
Na Edição de 2017 o Brasil esteve representado por dois balões da AirFly, o Pelicano e Neptuno, pilotados por mim e pelo grande piloto Filipe Tostes.”
Confira algumas fotos enviadas pelo Luiz ao Blog:
A cobertura do 30º Festival Internacional de Balonismo de Torres pelo Blog Balonismo tem o patrocínio da RVB Balões e Infláveis Promocionais, Planta Consultoria Ambiental, Construtora Monte Bello, Omega Balonismo, Rede Furnas Postos de Combustíveis e Aeromagic Balonismo e Infláveis.