Balão multicolorido vai estar no céu de Timbó/SC

0
827
Nos dias 16, 17 e 18 de agosto a cidade de Timbó receberá diversos tipos de esportes, entre eles o 2º Encontro Sul Brasileiro de Motociclistas que terá a participação de atrações como o voo de balão. 
Segundo Erika Pontes, a sua empresa de balonismo, denominada de Voe de Balão, o maior balão do Sul do Brasil estará em Timbó realizando voo de salto de paraquedas do balão no sábado de manhã, dia 17 de agosto, a partir das 6h30min e também fará três voos turísticos agendados para sábado às 15h30min e domingo às 6h30min e às 15h30min, com vagas limitadas. “Estes horários são escolhidos por serem os horários mais frios do dia e excelente para voo”, observa Erika ao comentar, que para decolar o envelope do balão, internamente deve estar 60 graus Celsius mais quente que  o exterior. Sendo assim, ele sai flutuando pelos ares. “Por isso às 6h30min começamos a abrir o balão, inflar com ar frio e depois com ar quente. Depois de uma hora aproximadamente no ar, o piloto prepara para o pouso. Toda a equipe de solo está a postos para o resgate. Um café completo com champanhe é servido para comemorar o voo! E por volta das 9 horas retornamos ao local do estacionamento dos carros”, informa ela. 
Questionada sobre a segurança de um voo de balão e as condições climáticas ideais, Erika ressalta que o voo de balão é um esporte muito tranquilo. É reconhecido pela Federation Aeronautique Internacionale (FAI) como o desporto aéreo mais seguro, com índices de acidentes próximos à zero. “Como voamos em voos solo, apenas o nosso balão, os riscos são ainda menores. O balão não cai de repente, devido ao grande volume de ar quente que o mantém flutuando. Pelo fato de não ter motor, o risco de pane é quase zero. Nosso balão tem todos os equipamentos importados, três maçaricos, dois principais e um de reserva, leva rádio de comunicação com a equipe de solo, rádio aeronáutico de comunicação com a torre de controle dos aeroportos, GPS para localização, variômetro para indicar a razão de subida ou descida e vários equipamentos de segurança o que torna nosso voo mais profissional e seguro”, destaca a proprietária da empresa ao frisar que só é feita decolagem em condições climáticas adequadas. 
Caso chova ou tenha vento forte não hesita-se em adiar o voo em prol da segurança de todos.
Outro detalhe questionado é sobre o limite de pessoas (peso) em um voo, que segundo Erika o balão da empresa Voe de Balão é  o maior do Sul do Brasil, leva até 12 pessoas ou 900 quilos. Ela ainda observa que na região do Vale Europeu são realizados voos panorâmicos todos os meses. Durante a semana e fins de semana. “Fazemos voos exclusivos para pedidos de casamento,  promoções de empresas, festas de aniversário, festivais e eventos em geral”, comenta ela.
Sobre a experiência do piloto, Erika conta que o piloto da empresa é Kaio Chemin, tem 25 anos e é piloto habilitado junto ao ANAC com mais de 1.500 horas de voo. “Descobriu a paixão pelo balonismo quando tinha sete anos de idade e, desde então, começou praticar o esporte. Com 20 anos tornou-se piloto, um dos mais jovens do Brasil”, relata a empresaria ao contar que o mesmo já participou de vários festivais nacionais e internacionais, voando pela Europa e América do Norte. “A experiência do piloto nos dá uma tranquilidade de voar, sabendo que a segurança dos passageiros e do voo vem em primeiro lugar para ele”, afirma Erika.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here