Balões vão colorir o céu de Balneário Gaivota em dezembro

Balneário Gaivota, no litoral sul de Santa Catarina, vai realizar seu primeiro festival de balonismo. O evento será realizado entre os dias 10 e 11 de dezembro, com a presença confirmada de onze balões. A organização é da Rede Furnas Balonismo. A cidade é vizinha de Torres (RS), distante cerca de 30 km.

Pilotos confirmados

São onze balonistas confirmados no 1º Festival de Balonismo em Balneário Gaivota, entre eles o paulista Warley Macedo, bi-campeão do festival de balonismo de Torres e campeão paulista; Giovani Pompermaier, campeão gaúcho em 2015 e Murilo Gonçalves, piloto da cidade que irá em busca do seu primeiro título. Confira a seguir a lista completa dos competidores:

Diego Bueno – RS
Fabio Lopes – RS
Giovani Pompermaier – RS
Luciano Gross – RS
Murilo Hoffmann – RS
Murilo Gonçalves – SC
Paulo Cesar Farias – RS
Rafael da Luz – SC
Reni Pinho – RS
Ricardo Lima – RS
Warley Macedo – SP

Atrações paralelas

Mas o festival não será só de balonismo. Enquanto não tiver balões voando, o público terá diversas outras atrações, como feira imobiliária com ofertas exclusivas, praça de alimentação com presença de food trucks, chegada do papai noel com distribuição de doces para as crianças, festival de dança escolar, shows musicais e apresentação de capoeira.

Night glow

Um dos momentos mais aguardados pelo público é o night glow, espetáculo dos balões iluminados a noite. Essa atração, imperdível, vai acontecer no sábado (11), a partir das 21h.

Programação

A programação completa do 1º Festival de Balonismo em Balneário Gaivota é a seguinte:

09/12/16 – Sexta-feira

20h – Abertura oficial do evento
22h – Abertura dos portões da Arena de Shows
– Everton Ferraz
– Live PA
– DJ rafa

10/12/16 – Sábado

05:45h – Cheking dos pilotos e equipes
06h – Briefing
07h- Prova de Balonismo
08h – Abertura da Feira Imobiliária
09h – Apresentação e abertura dos food trucks
15h – Chegada do Papai Noel
15:30h – IV Festival Municipal de Dança Escolar
17:30h – Briefing
18:30h – Prova de Balonismo
21h – Night glow
22h – Abertura dos portões da Arena de Shows
– Vigário Jack
– DJ Rafa
– Leo Jr. & Bruno

11/12/16 – Domingo

06h – Briefing
07h- Prova de Balonismo
08h – Abertura da Feira Imobiliária
09h – Aulão de dança e ritmos com JR Fitness
13:30h – Apresentação de capoeira
14:30h – Apresentação equipe Tuff Team SC Muaythay Tradicional
16h – Show com Eda Luiza Voz e Violão
17:30h – Briefing
18:30h – Prova de Balonismo
21h – Encerramento e premiação do festival de balonismo

Provas do Balonismo

Balonismo não é só balões voando por voar. Os pilotos tem uma série de provas a cumprir para somarem pontos que, ao final da competição, aquele que tiver a maior somatória, se consagre como grande campeão do evento. Confira algumas provas que são realizadas no balonismo:

Fly in
Competidores irão procurar o seu próprio local de decolagem e tentar jogar a marca o mais próximo do alvo previamente marcado ou do alvo em X.

Caça a raposa
Competidores irão seguir um balão raposa e tentar jogar a marca o mais próximo ao alvo em X colocado PELA RAPOSA não mais que 02 metros na direção do vento em relação ao cesto após o pouso. O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X. A menor distância é melhor.

Gordon Bennett Memorial
Competidores irão tentar jogar a marca dentro de uma(s) área(s) de pontuação o mais próximo a um alvo previamente marcado. O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X, se colocado, ou do alvo. Menor distância é melhor.

Máxima distância com duas marcações
Competidores irão tentar jogar duas marcas o mais longe entre elas em uma(s) área(s) de pontuação. O resultado é a distância entre os pontos de medição das marcas. Maior distância melhor.

Alvo declarado pelo juiz
Competidores irão tentar jogar A MARCA PRÓXIMA A UM ALVO PREVIAMENTE MARCADO.

Sobre a cidade

O território onde hoje está localizado Balneário Gaivota vem de sua co-irmã Sombrio, onde ambas tiveram como primeiros habitantes os índios Carijós. Estes, por sua vez, por apresentarem naturezas dóceis, sempre tiveram um bom relacionamento com os visitantes que pisaram às terras de Sombrio por volta de 1534, oriundos de Buenos Aires, que era, até então, colônia Espanhola (PMBG, 2013). Posteriormente, colonizadores portugueses começaram a chegar à região e em 1830, adquiriram as chamadas “sesmarias”, iniciando então a colonização. Desde então, o inicio do desenvolvimento da região e o natural aproveitamento da área litorânea, com a exploração da pesca e do lazer. Com a intensificação destas atividades, a ocupação do litoral foi muito grande, provocando em 30 de agosto de 1990, a promulgação da lei nº 770, que criou o distrito de Balneário Gaivota. Depois deste ato, cresceu a mobilização da população local, interessada na emancipação do então distrito de Sombrio. Este movimento culminou com a criação da Comissão de Emancipação de Balneário Gaivota. Cumprindo todos os passos determinados pela legislação vigente, tal comissão viu coroada de êxito sua iniciativa e esforços, quando em 29 de dezembro de 1995, o governador do estado de Santa Catarina sancionou a lei nº 10.054, criando o município de Balneário Gaivota, onde seu primeiro prefeito foi Everaldo João Ferreira, eleito em 03 de outubro de 1996. No mesmo ano, o censo realizado pelo IBGE constatou uma população de 4.344 habitantes no município. Atualmente, estima-se que este número já tenha ultrapassado os 9.259. Na temporada de veraneio, estima-se que a população chega a ser em média de 35.000 pessoas.

Quero voar de balão, como faço?

Os interessados em conhecer Balneário Gaivota de um ângulo diferente e inesquecível deverão mandar um e-mail para voobalonismogaivota@gmail.com e a organização dará o retorno.

Local do 1º Festival de Balonismo em Balneário Gaivota

Confira na imagem abaixo o croqui do local onde será realizado o festival de balonismo:

baloes-vao-colorir-o-ceu-de-balneario-gaivota-em-dezembro

Piloto local e idealizador do Festival

Murilo Gonçalves sempre foi apaixonado pelo esporte. Morador se Sombrio – SC, lembra das diversas vezes que saía de sua casa para ver os balões que sobrevoavam Torres durante o Festival Internacional de Balonismo que acontece todos os anos no litoral gaúcho. Em 2015 conheceu o esporte de perto ao acompanhar equipes de Torres em eventos e sem pensar duas vezes resolveu investir e se dedicar ao balonismo e no mesmo ano se formou piloto. Após sua formação, Murilo já participou do Festival de Torres e do Campeonato Gaúcho, em Santa Maria.

A cobertura do 1º Festival de Balonismo em Balneário Gaivota do Blog Balonismo tem o apoio de Facillite Consultoria Ambiental, RVB Balões e Infláveis e Escola Brasileira de Balonismo.