A tocha olímpica decolou! Após passar por Corumbá de Goiás, famosa pelas belas cachoeiras, o maior símbolo dos Jogos foi para Pirenópolis, segunda entre as 15 cidades goianas que serão visitadas até sábado. No município histórico que viveu o auge na era da mineração, a tocha olímpica passou pelas mãos de Lupércio Lima, balonista que fez exibição com seu balão para a população.
Lupércio pratica a modalidade há 26 anos. Com a tocha em mãos, ele alçou voo e desceu em seguida para a sequência do revezamento. Ainda em Pirenópolis, a tocha olímpica passou pelas mãos da dupla Zezé di Camargo e Luciano e também pela ciclista goiana Raíza Goulão, praticamente garantida nos Jogos do Rio.
– A emoção é indescritível. Tenho 50 anos, sendo 26 de balonismo. Nunca havia sentido nada igual. Nasci em Jataí, mas essa região de Pirenópolis é especial. Temos uma tradição de esporte muito grande aqui, sobretudo no balonismo – disse Lupércio.
O revezamento da tocha olímpica começou na última terça-feira, em Brasília. Nesta quarta, o tour por Goiás foi iniciado na cidade de Corumbá, às 11h20h. O símbolo maior dos Jogos Olímpicos de 2016 passará pelas mãos de 448 condutores nas 15 cidades goianas que compõem o trajeto. Ao todo, 1,3 mil quilômetros devem ser percorridos no estado.
Em Goiás, além de Corumbá e Pirenópolis, a tocha ainda passará por Anápolis nesta quarta-feira. Na quinta, será a vez de Itaberaí, Cidade de Goiás, Inhumas e Goiânia receberem a flama sagrada. O tour continua na sexta-feira em Trindade, Aparecida de Goiânia, Piracanjuba, Morrinhos e Caldas Novas. No sábado, a tocha segue por Pires do Rio, Ipameri e Goiandira antes de chegar a Araguari, em Minas Gerais.