Vôos competitivos serão realizados em dois períodos para a definição do campeão nacional; Lupércio Lima, de Goiânia, foi o vencedor do Nipo-Brasileiro
Lupércio Lima, de Goiânia, foi o vencedor do Primeiro Campeonato Nipo-Brasileiro de Balonismo, realizado em Maringá e que teve o encerramento na quinta-feira. A competição foi disputada em paralelo com 21º Campeonato Brasileiro de Balonismo que neste sábado.
Para chegar ao título, o goiano conseguiu 9.943 pontos, tendo obtido a pontuação máxima nas variações Fly In, Área Triangular, Máxima Distância e Ângulo.
Minoru Numata, um dos oito representantes do Japão que participaram do evento, ficou com a segunda colocação. O terceiro lugar foi de Fábio Passos, de Itupeva (SP).
O campeonato Nipo-Brasileiro fez parte das comemorações oficiais dos 100 anos da imigração japonesa. O título foi disputado por oito pilotos japoneses e 26 brasileiros. Entre os competidores estavam pilotos que figuram entre os primeiros no ranking mundial.
Brasileiro
No Brasileiro, as disputas finais serão realizadas durante todo o sábado. A programação prevê decolagens às sete horas, de pontos a serem escolhidos pelos competidores, e às 16 horas, no antigo Aeroporto Gastão Vidigal.
Domingo, pela manhã, os participantes fazem vôo festivo. Ao meio-dia será feita a premiação e na parte da tarde o vôo de encerramento.
A competição contará pontos para o ranking nacional que definirá os representantes do País no Campeonato Mundial da Hungria.
Na tarde desta sexta-feira foi realizada a Prova da Chave que destinaria uma moto zero quilômetro ao vencedor.
O desafio consistia em o piloto conseguir apanhar a réplica da chave do veículo colocada no alto de um mastro de quatro metros. As tentativas já tinham sido feitas no domingo passado. Ninguém conseguiu o objetivo.
O Campeonato Brasileiro de Balonismo tem a coordenação da Confederação Brasileira de Balonismo, Federação Paranaense de Balonismo e Prefeitura de Maringá.
Outras informações atualizadas sobre o 21º Campeonato Brasileiro e 1º Nipo-Brasileiro de Balonismo, podem ser obtidas na internet.
Workshop
No único dia em que as condições climáticas não permitiram a realização de provas, na terça-feira, os organizadores do evento aproveitaram o tempo para a realização de um workshop, com o objetivo de promover a troca de experiências entre os pilotos brasileiros e japoneses que participam da competição.
Foram abordados temas como profissionalização do esporte, equipamentos e técnicas utilizadas pelos pilotos durante os vôos.
Fonte:http://www.odiariomaringa.com.br/noticia/194852/
Foto:Thayla Bruna