Uma paisagem sem igual, ao qual traz em mente a visão de um solo lunar pela sua semelhança. Estamos falando da Capadócia. Situado na Turquia, é uma região conhecida por suas formações rochosas, batizadas de “Chaminés-de-fada”, sendo comparadas a cogumelos, e também pelas cidades subterrâneas que de acordo com a história, serviram de abrigo aos antigos cristãos durante a época romana, e possivelmente por muitos povos em períodos de guerra, para se esconder dos inimigos (ainda na época dos hititas).Com essas descobertas há uma estimativa da existência destas habitações remontando mais de 4.000 a.C. Casas e igrejas foram encontradas por arqueólogos, preservando afrescos bizantinos.
Visto de longe se tem a impressão de um imenso formigueiro, e sobre si, inúmeros balões a cruzar os céus diariamente, completando o cenário. A Capadócia se tornou um dos principais pontos turísticos do país, havendo constante presença dos adeptos das caminhadas, apreciadores de belos vales verdes. Uma prova de que a aparência árida não condiz com o solo fértil. E a outra prática turística, obviamente é a do balonismo.
A sua formação rochosa foi moldada por vulcões, a deixarem uma camada de 150 metros de espessura de lava, somando-se aos rios, chuvas, tempestades de neves e intensas ventanias, produzindo o que a Capadócia é hoje. A sua temperatura costuma ser cerca de 10ºC abaixo das de Istambul na maior parte do ano. No outono e primavera o clima ameno do dia despenca de noite, chegando a atingir algumas vezes níveis abaixo de zero.
Bons Ventos!