Cidade japonesa colhe informações em Rio Claro

0
639
O prefeito da cidade japonesa de Saga, Toshiyuki Hideshima, anunciou que pretende colher informações em Rio Claro para aproveitar algumas experiências do Brasil na organização do Mundial de Balonismo. A cidade de Saga já se prepara para o Mundial do Japão, que será realizado em 2016.
Hideshima chegou quinta-feira a Rio Claro e na sexta-feira visitou a coordenação geral do Mundial de Balonismo, na Faculdade Anhanguera, onde se encontrou com o prefeito Du Altimari. Os dois dirigentes trocaram presentes e informações sobre suas cidades. A vice-prefeita Olga Salomão e o secretário de Esportes, Reginaldo Breda, também estiveram presentes. Altimari entregou um quadro com o selo criado pelos Correios para o Mundial de Balonismo em Rio Claro.
O prefeito japonês elogiou a estrutura montada por Rio Claro para receber o Mundial de Balonismo. “A localização da infraestrutura e a paisagem da cidade são muito favoráveis”, elogiou. O sistema de sinalização das salas e dos estacionamentos também chamou a atenção da comitiva japonesa.
A organização do mundial realizado em Rio Claro também agradou os participantes do campeonato. “Creio que superou a expectativa de todos”, afirmou Murilo Hoffmann, da equipe da África do Sul e praticante de balonismo há 13 anos.
A cidade de Saga é considerada o centro do balonismo na Ásia e já sediou o mundial de balonismo em duas outras oportunidades, em 1989 e 1997.
Na noite deste sábado, no encerramento e premiação do Campeonato Mundial de Balonismo, o prefeito japonês receberia a bandeira da FAI (Federação de Aerodesportes Internacional), hoje de posse do município de Rio Claro, onde está sendo realizada a 21ª edição do Mundial. A cidade de Saga foi escolhida para sediar a próxima edição do mundial, que é realizado a cada dois anos.
A escolha da cidade japonesa ocorreu em março deste ano. Na reta final, Saga concorreu com Albuquerque, cidade localizada no Novo México (EUA).
Histórico dos mundiais de balonismo
1973 – Albuquerque, Estados Unidos
1975 – Albuquerque, Estados Unidos
1977 – York, Inglaterra
1979 – Uppsala, Suécia
1981 – Battle Creek, Estados Unidos
1983 – Nantes, França
1985 – Battle Creek, Estados Unidos
1987 – Schielleiten, Áustria
1989 – Saga, Japão
1991 – St.Jean-sur-Richelieu, Canadá
1993 – La Rochette, Luxemburgo
1995 – Battle Creek, Estados Unidos
1997 – Saga, Japão
1999 – Bad Waltersdorf, Áustria
2002 – Châtellerault, França
2004 – Mildura, Austrália
2006 – Motegi, Japão
2008 – Hofkirchen, Áustria
2010 – Debrecen, Hungria
2012 – Battle Creek, Estados Unidos
2014 – Rio Claro (SP), Brasil

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here