Conheça as diferenças de tamanhos e formatos dos balões

Existem diversos formatos de balões de ar quente: os voltados para competições, os para passeios e também os de formatos especiais, os speciais shapes. Confira a seguir a explicação do construtor de balões Ricardo Almeida “Free”, da Aeromagic Balonismo, sobre as diferenças de tamanhos e formatos dos balões:

– Existem vários modelos de balões, e cada um se utiliza de uma forma diferente. Os mais estreitos, mais finos e menores, de até 2200 m³ geralmente são balões pra gente fazer as competições. Na verdade eles sobem e descem numa velocidade muito maior que um balão num formato diferente, que seria um balão para uma apresentação, para colocar uma faixa, um banner. 

Quando a gente trata de um balão para competição, a ascensão  e a razão de descida dele é muito mais rápida, porque ele tem menos corpo na parte superior e na parte inferior, então a subida e a descida é muito mais rápida que a de um balão normal. Com esse balão você consegue ir até o ponto que você tem que chegar e desce rapidamente, enquanto o outro (maior) não consegue subir ou descer mais rápido pra poder pegar o vento correto – fala o construtor.

Balões maiores (turísticos) no Brasil

Apoiadores do Blog do Balonismo na cobertura do 33º Campeonato Brasileiro de Balonismo em Boituva.

– Tem se tornado bastante comum porque tem aumentado muito a intenção das pessoas voarem de balão, então a perspectiva é termos balões cada vez maiores no Brasil, com capacidade, por exemplo, para levar mais de 30 pessoas. Esses tipos de balões não crescem muito na altura, e sim, no volume. Então pra nós o que importa é o volume, a cubagem interna dele, porque de acordo com o volume você consegue ter mais peso para levar.

Diferença na pilotagem de um balão grande e um pequeno

– Tudo depende se o equipamento está montado na proporção correta. O maçarico ser exatamente o que o balão precisa. É a mesma coisa que você pegar um motor de Scania e colocar num Fusca, e vice versa. Se ele estiver totalmente bem dimensionado você não vai ter problema. O lastro é o mesmo, a tranquilidade para voar é a mesma, tudo igual, porém, em um balão maior a responsabilidade é muito maior porque você está trabalhando com muito mais vidas.

Balões de formato especial

– Aqui no Brasil eu já fabriquei mais de 50 “shapes”, que são os balões de formato especial. Este tipo de balão permite uma infinidade de criações diferentes. Infelizmente aqui no Brasil a gente voa no máximo duas vezes e enviamos esses balões para o exterior, pois nos eventos internacionais somos muito mais valorizados que aqui em nosso país. Então o balão vai pra fora e a gente utiliza duas a três pessoas no máximo, pois é um balão que tem muito pano e se torna muito pesado.

Balão cadeirinha

Rodrigo Marques, o Digo, pilota o balão cadeirinha nos eventos pelo Brasil. Ele também comenta como é comandar este tipo de aeronave.

– Eu voo na cadeirinha, que é um balão de 800 m³, ou seja, quase três vezes menor que um balão de competição. Por ser pequeno, você acaba sofrendo mais rápido a mudança da direção de vento e a sua inércia acaba ficando menor.

Agora já sabemos um pouco mais sobre os formatos e tamanhos dos balões. Tu imaginava que era assim?