Rio Claro é um dos destaques brasileiros no Dia do Balonismo, data mundial comemorada em oito de agosto e que neste ano tem sabor especial por marcar os 300 anos do balão, contados a partir do primeiro registro de vôo em veículo mais pesado que o ar. O feito foi alcançado por Bartholomeu de Gusmão em 1709, que teve como platéia o rei de Portugal e sua corte.
O destaque de Rio Claro se dá devido à etapa local da Copa Brasil de Balonismo, que continua neste sábado (8). É a primeira vez que a cidade recebe o evento esportivo, que começou na sexta-feira e traz 17 equipes para colorirem o céu da Cidade Azul até o domingo (9).
A maior quantidade de atividades do campeonato acontece justamente neste sábado. Às 7 horas tem a decolagem livre, ou seja, que pode ser feita de qualquer ponto da cidade. Às 16 horas, acontece decolagem coletiva no aeroclube.
Às 19 horas deste sábado começa a carreata que sai defronte ao paço municipal e segue até o campo do Velo Clube. O itinerário está definido. Do paço, a carreata segue à avenida seis, à avenida Rio Claro, sobe a avenida 32, segue até a avenida 40, segue pela avenida Perimetral, até a rotatória da caixa d’água da rua 14, via que será percorrida até o campo de aviação. De lá, segue até a rotatória da avenida Kennedy e vai à avenida 29, à rua 1, até a avenida 21 e campo do Velo, onde acontece o “night glow”.
É uma apresentação de luz e som com balões incandescentes, que marca o clímax dos torneios de balonismo e que deve acontecer até as 21h30. A troca de um quilo de alimento não perecível por ingresso para a apresentação de “night glow” acontece em esquema de plantão neste sábado na Secretaria Municipal de Turismo, antiga estação ferroviária, das 8 às 16 horas.
No domingo (9), haverá decolagem livre às 7 horas e o encerramento da etapa rio-clarense da Copa Brasil de Balonismo será ao meio dia, no hotel Central Park.
Além da Secretaria de Turismo, a prefeitura mobiliza as pastas de Esportes e Segurança na organização da etapa rio-clarense da copa de Balonismo. O evento é realizado em parceria com a Confederação Brasileira de Balonismo. Também apóiam o evento o aeroclube rio-clarense, Velo Clube, a Polícia Militar e a Patrulha Aérea Civil.
Clique AQUI e veja a matéria da EPTV sobre o voo de ontem a tarde em Rio Claro.
08/08/2009