No dia 30 de maio, a ASCATUR (Associação dos Empresários do Turismo de Capitólio) e a empresa DaMata Balonismo, divulgaram uma carta comunicando que não apoiarão o Encontro de Balonismo em Capitólio em 2023.
O evento que estava previsto para acontecer em julho, durante o período do 1º Festival de Inverno de Capitólio, era aguardado por milhares de pessoas devido ao grande sucesso em 2022.
Siga o Blog no insta: instagram.com/blogdobalonismo
Em nota, a ASCATUR e DaMata Balonismo informaram que o evento é muito aguardado e esperado pela população local e visitantes, mas infelizmente as condições para a sua execução não estão favoráveis.
“Em primeiro lugar, gostaríamos de destacar a questão da segurança. Nós prezamos pela segurança de todos os envolvidos no evento, desde os pilotos até o público. Infelizmente, com o atual cenário, não podemos garantir a execução de todos os projetos envolvidos em um evento de grande porte como esse. Além disso, é importante mencionar que a busca por patrocínio para a realização do evento tem sido difícil. Nós compreendemos que a crise financeira afetou a todos e muitas empresas estão passando por dificuldades. Infelizmente, a falta de patrocinadores torna inviável a realização do evento. Nós lamentamos profundamente ter que tomar essa decisão, mas é importante ressaltar que a segurança e a viabilidade financeira são fundamentais para a realização de um evento como esse. Esperamos que em um futuro próximo possamos retomar a realização do evento de Balonismo em Capitólio, com segurança e com a garantia financeira necessária para tornar o evento grandioso. Agradecemos a todos pela compreensão e pedimos desculpas pelo eventual transtorno causado. Certamente, continuaremos trabalhando para oferecer outras opções de entretenimento para a população de Capitólio e região. Contamos com a colaboração e compreensão de todos neste momento delicado”, informaram na carta.
Em contato com o presidente da ASCATUR, Rafael Leite de Freitas, ele informou que está afastado da entidade por questões de saúde e encaminhou o contato da secretaria da Associação, para que assim, ela repassasse a solicitação para a diretoria.
A secretaria da ASCATUR ao ser interrogada sobre algumas questões como segurança do evento, se não seria o mesmo método de 2022 e das questões financeiras, apenas informou a redação do Folha Regional que a carta é o suficiente para os esclarecimentos, e que o Gustavo, que faz parte da empresa DaMata Balonismo poderia passar maiores informações.
O empresário Gustavo Mata, proprietário da empresa DaMata Balonismo, informou que tudo roda em termos de questão financeira.
“Não podemos reduzir o investimento e precarizar na segurança do evento. Precisamos ter um montante de dinheiro para patrocinar o evento e com esse montante conseguimos garantir toda a estrutura e segurança. Sem esse investimento começamos a precarizar o evento de um modo geral”, disse Gustavo.
O empresário afirmou que em 2022, a prefeitura de Capitólio apoiou o evento na parte de show e tenda.
“Toda a parte da técnica como combustível, contratação de alguns pilotos, balões de formato especial e paraquedistas. Tivemos patrocínios de empresas privadas e também permutas, mas grande parte do investimento saiu do meu bolso, cerca de R$ 50 mil, para pagar diversas despesas do evento”, citou o empresário.
Gustavo citou que no ano passado, faltando apenas duas semanas para o evento, a equipe cogitou o cancelamento do Encontro de Balonismo.
“Eu assumi a responsabilidade e arquei com os custos adicionais do evento. O evento esse ano seria maior, com mais balconistas e optamos por não realizar esse ano por falta de verba e assim já começamos a trabalhar para buscarmos outras fontes de financiamentos para que em 2024 possamos fazer um belíssimo evento. Aprendemos muito e em breve voltaremos revigorados e com mais aprendizado”, finalizou.
O secretário de Turismo e Cultura de Capitólio, Samuel Maia, informou que a prefeitura apoiou o evento em 2022 e estava apoiando esse ano também.
“O Encontro de Balonismo seria incorporado dentro do Festival de Inverno, pois os dois se complementam. A prefeitura estava apoiando com toda a estrutura como palco, som, iluminação, shows etc. Inclusive já tinha um edital de patrocínio para captação de recursos, até do gás propano que seria utilizado no festival”, disse Samuel.
O secretário frisou que o evento de Balonismo é um evento da ASCATUR juntamente com a DaMata Balonismo e que a prefeitura apenas apoia.
“Infelizmente por algumas exigências da ASCATUR e da empresa DaMata Bolonismo, legalmente para o poder público não foi possível atender. Temos critérios e normas dentro de uma legislação a seguir”, finalizou o servidor.