Fernando Silva é piloto de balão e morador de Torres. Este ano alcançou um ótimo 6º lugar no Campeonato Brasileiro de Balonismo e está muito bem no Campeonato Gaúcho. Confira abaixo a entrevista do Blog do Balonismo com o piloto:
Blog: Como você começou no balonismo?
Fernando: Foi no ano de 2003, estava tentando ver uma corrida de caminhões que tinha onde hoje é a pista de motocros e tinha uma camionete com balão do meu lado, o piloto era o Alexandre Giglio que me chamou para subir na camionete para ver melhor. No fim das contas acabei fazendo equipe para ele, e foi onde tudo começou.
Blog: A quanto tempo você pratica o esporte?
Fernando: Praticamente 20 anos.
Blog: Qual a sensação que tu sentes quando está voando?
Fernando: Adrenalina, principalmente quando é em um voo competitivo.
Blog: Quem é seu ídolo no esporte?
Fernando: Tenho alguns, entre eles Lupercio e Silvestre, mas acho que não tem um menino torrense apaixonado por balão que não tenha o Sacha como ídolo. O cara é fera de mais, e sempre foi muito atencioso com essa nova geração de pilotos que tem a competição como principal objetivo.
Blog: Ainda dá um frio na barriga quando vai voar?
Fernando: Nas competições sim, principalmente quando o alvo vai se aproximando, o frio na barriga e a tremedeira são grandes hahaha.
Blog: Qual a melhor cidade que já voou?
Fernando: De beleza não tem como não ser Torres, voar próximo ao mar é com vista para a serra é lindo de mais. Porém esse ano consegui realizar um sonho meu de voar o campeonato Brasileiro em Boituva, e gostei muito de voar na cidade, ventos definidos e com bastante correção.
Blog: O que o balonismo representa na sua vida?
Fernando: Como eu sempre escuto da minha família… TUDO. Além de ser apaixonado pela competição, hoje o balonismo também é uma fonte de renda pra mim, então durmo e acordo pensando nisso.
Blog: Já passou por apuros em algum voo?
Fernando: Já sim, fiz um voo onde não encontrava local de pouso, quando consegui, já estava com pouco gás e quase anoitecendo.
Blog: Quais as dificuldades que você encontrou no inicio da carreira?
Fernando: No nosso esporte é tudo muito caro, então minha maior dificuldade foi financeiramente.
Blog: Qual foi seu maior incentivo?
Fernando: Eu diria minha maior incentivadora, minha mulher Juliana. Sempre me apoiou no sonho de me formar piloto, muitas vezes ficava e ainda fica trabalhando no meu lugar enquanto eu estou em algum evento. Obrigado amor!
Blog: Qual o seu maior sonho no balonismo?
Fernando: Ser campeão brasileiro e do Festival de Torres, e também poder ir a um mundial e ver aquelas aproximações de tirar o fôlego.