Os cilindros (ou bujões ou tanques), tem que aguentar uma pressão bastante grande por causa do gás utilizado, mas também é importante que sejam leves para não comprometer a relação de carga a ser levada no balão.
Por isso, normalmente os cilindros do balão de aluminio, aço inox ou titânio.
Os cilindros poder ser utilizados na posição vertical (em pé), ou horizontal (deitados), com uma quantidade de carga variável de acordo com o fabricante, mas normalmente eles tem capacidade para 20 kg (P20) OU 30 (P3.); são equipados com um relógio marcador de combustível (nos cilindros verticais os relógios marcam somente 40% para baixo), uma torneira para a saída do gás em forma liquida (conectada internamente a um pescador que vão até o fundo do cilindro para captar o liquido), um respiro para avaliar a pressão no momento de se fazer a recarga (que chamamos de Refil) e ainda uma torneira para a saida do gás em forma gasosa nos cilindros que chamamos de “Master”.
Normalmente são utilizados 4 cilindros no balão, mas não é obrigatório, pois depende do cesto, ou ainda do interesse do piloto no momento (ele pode fazer um voô curto e levar menos peso), ou seja, tudo dependerá da avaliação que o pilofará no momento do voô, lembrando que quanto mais gás ele puder levar, mais autonomia de voô ele terá (a automia de cada cilindro varia de acordo com a temperatura ambiente e a forma como o piloto conduzir o balão, mas o tempo estimado em temperaturas de 20º e 30º C é de mais ou menos 30/40 minutos).
Amanhã, o assunto será o combustível.
Bons Ventos!!!
Fonte:Balonismo Promoções e Eventos