Especial- As partes do balão- Cap.5: O MAÇARICO


Maçarico – Também chamado às vezes de queimador, o maçarico é o motor do balão.

Feitos de aços inoxidaveis, nos modelos mais utilizados são montados da seguinte maneira: num, quatro feitos de tubos, monta-se uma “caneca” que servirá de base de fixação das valvulas de passagem, relógio medidor de pressão de gás, válvula de abertura do vapor para a chama-piloto, conexões de ligações das mangueiras e as serpentinas por onde o gás passa expedindo-se até chegar aos bicos de saída.

Quando um balão está em ascenção, a temperatura na coroa, (topo) do balão é de aproximadamente 100ºC.

Para produzir esse calor, o maçarino libera milhoes de BTUs por hora e eficiência dos maçaricos varia de fabricante para fabricante, mas hoje podemos dizer que a maioria deles ultrapassa os 10 milhões de BTUs (de 8 a 14 milhões de BUTs/hora), convertendo a energia gerada pelo calor de um desses maçaricos para HP ( cavalos-força), sua potência equivaleria a mais de 4000 HPs.

Os maçaricos possuem duas mangueiras que se conectam aos cilindros de gás, a que traz o gás em forma liquida e a que traz o gás em forma de vapor.

A hama-piloto é alimentada pelo gás em forma de vapor, que como já dissemos, normalmente chega até o maçarico por uma mangueira própia, porém existem alguns modelos que utilizam somente um amanfeuira para o liquido, vaporizando parte do faz para chama-piloto na caneca.

O fogo do maçarico não pode ser deixado acesso” como num fogão comum, pois a quantidade necessária para se levar um balão, acabaria por congelar vávulas, mangueiras e cilindros antes de ter aquecido o suficiente para vaporizar.

Fonte: Balonismo Promoções e Eventos

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