Está confirmada a apresentação da Esquadrilha da Fumaça no 33º Festival Internacional de Balonismo que acontecerá de 27 de abril a 1º de maio. Serão sete aeronaves com apresentação única e gratuita no Parque do Balonismo Odilo Webber Rodrigues, dia 28 de abril às 15h30min com duração de 45 minutos.
A última vez da atração em Torres foi no Festival de 2017. Cada posição de voo tem uma função específica, e as manobras são realizadas com os sete aviões, em certos momentos com quatro, três ou com um avião, chamado de isolado.
A presença da Esquadrilha em Torres contará com a aeronave A-29 Super Tucano e realiza em torno de 50 acrobacias. A Esquadrilha da Fumaça iniciou o processo de implantação da aeronave A-29, um modelo caça responsável pela garantia da segurança nas fronteiras do país atualmente.
Desde que passou a usar o A-29, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), como é chamada a Esquadrilha, sempre utilizou a tradicional fumaça branca, que é gerada a partir da queima de um óleo especial injetado no escape do motor do avião.
O chefe de gabinete, Douglas Martins Rocha, recebeu na sede da prefeitura de Torres para ajuste dos últimos detalhes e visita técnica o representante da Força Aérea Brasileira, capitão André Nery Lima Bezerra, representando a Brigada Militar, capitão Stona, e o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul representado pelo tenente Rafael Alexandre de Souza e o capitão Fernando. Participaram também os secretários de Turismo, Sotério Júnior e de Saúde, Suzana Machado.