Coloridos e com aspecto lúdico, eles mexem com o imaginário de pessoas de todas as idades e, com leveza, voam sem parecer que levam cerca de 130 quilos pelos ares. Em destaque no céu de Anápolis até amanhã, os balões carregarão pilotos de várias partes do país, que estão na disputa do 3º Festival de Balonismo.
Realizado em Anápolis pela terceira vez, o torneio tem se consolidado no calendário do município, segundo o organizador do evento, Lupércio Lima. “É um acontecimento já esperado pela população e pelos próprios competidores”, afirmou. Segundo Lupércio, que também é piloto, a realização do festival tem ajudado na construção da história do esporte em Goiás. “A modalidade costumava ser desenvolvido apenas no Sudeste e no Sul. Para o balonismo brasileiro, é um avanço”.
Entre os competidores, de várias partes do país, dois estarão no Campeonato Mundial de Balonismo — Lupércio Lima e Amarildo Tozzi. Além de Lupércio, Filipe Tostes também compete por Goiás.
Aberto ao público, o festival tem propiciado a participação de alguns espectadores, mesmo que em terra firme. Às 19h30, hoje, o público poderá ver uma das atrações oferecidas, chamada Night Glow. De acordo com o organizador, a atividade consiste em um espetáculo de luzes dos balões e “será um dos momentos mais bonitos do evento”, destacou Lupércio, com entusiasmo.
Competição – Amarildo Tozzi lidera a classificação até o momento, seguido por Warley Macedo e Wilson Bittencourt. Agora pela manhã serão realizadas mais duas tarefas, fly in e valsa de hesitação.