Festival de Balonismo de Torres espera receber 250 mil pessoas

Nascer em época de Festival Internacional de Balonismo, acordar ao som do fogo dos balões passando perto de casa, crescer encantado com isso e pular o muro fugido para ir ao evento foram algumas das vivências que fizeram o sonho de criança de Murilo Hoffmann se tornar realidade.
Hoje, aos 24 anos, é competidor do festival e representa a cidade em meio a aproximadamente mais 50 balonistas de todo o mundo. O 25º Festival Internacional de Balonismo ocorrerá entre os dias 1 e 5 de maio, em Torres, no Rio Grande do Sul, atraindo aproximadamente 250 mil de todo o país.
O evento, consolidado na cidade há 25 anos, tornou Torres a capital brasileira de balonismo, colocando a cidade em destaque internacional. A prefeitura, em parceria com a Airshow, organizam novamente o evento neste ano, sendo considerado o maior da América Latina.
Conforme Hoffmann, o festival deste ano pretende ficar para a história. “2013 será a comemoração dos 25 anos. Muitas novidades serão realizadas para atrair pessoas para a cidade”, destaca.
O balonista tem treinado bastante para competir em busca do título nesta edição. “Estou indo com tudo para vencer. O equipamento já está preparado, GPS e bússola, principalmente. Os voos que realizei durante o ano também me auxiliaram”, afirma Hoffmann.
Durante 2012, ele participou de competições em Santa Catarina, São Paulo, Paraná e em cidades do Rio Grande do Sul, como Santa Maria. “Tenho buscado experiência desde 2002, quando realizei meu primeiro voo. Desde então tem surgido grandes oportunidades para mim, da mesma forma que precisei me formar para ser piloto, já que a profissão necessita de liberação da Anac e exames que provem aptidão”, frisa.
As competições iniciarão no dia 1º de maio às 16h30. Nos dias que sucedem a abertura do evento, de 2 a 5 de maio, os voos ocorrerão às 7h e às 16h. Além das provas, quando os moradores e visitantes podem ver os balões pela cidade, nos dias 3 e 4, às 20 horas, há o Nigth Glow, com os balões inflados à noite, sem levantar voo.
Para Hoffmann, o festival ganhou uma injeção de ânimo neste ano. “A prefeitura vai surpreender. Estão nos apoiando muito neste ano e certamente isso é um gás a mais em busca do título do campeonato para Torres”, avalia Hoffmann.
Grandes Shows são atração para o público

Vanessa Lobo saíra de Criciúma para prestigiar o festival, mas também afirma que o show da Banda O Rappa a animou. “Fazia muito tempo que eu estava com a vontade de ir ao show d’O Rappa. Já era certo que eu iria para o festival, agora com a certeza do show, minha vontade dobrou”, declara Vanessa.

O Rappa será apenas uma das atrações do evento, que contará ainda com shows nacionais como Jota Quest e Zezé Di Camargo e Luciano, além do show gospel de Irmão Lázaro e shows estaduais com Mc Jean Paul e Balada do Pretinho.
Além das provas e dos shows, o Festival Internacional de Balonismo conta com campeonatos que ainda não tiveram divulgação de horários e participações.
Conheça o Festival Internacional de Balonismo de Torres em http://www.festivalbalonismo.com.br/
Matheus Reis – acadêmico do curso de Jornalismo da Faculdade Satc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui