História dos Jogos Aéreos Mundiais

Almejando promover e desenvolver os esportes aéreos com um espírito de camaradagem, a FAI (Federação Aeronáutica Internacional) decidiu criar um evento que reunisse todos esses esportes numa verdadeira Olimpíada aérea. Assim surgiu os Jogos Aéreos Mundiais (ou WAG, da sigla em inglês World Air Games).

A competição teria como objetivo determinar campeões em cada um dos esportes aéreos e criar um intercâmbio entre os melhores atletas do mundo, além de atrair o público comum para essas modalidades. Assim como as Olimpíadas, os Jogos acontecem de quatro em quatro anos, têm caráter itinerante (cada edição é disputada em um país diferente) e multidisciplinar (reúne esportes como acrobacias aéreas, aeromodelismo, balonismo, pára-quedismo, queda-livre, vôo de helicópteros, vôo livre, ultraleve e paragliding).

A primeira edição dos WAG´s aconteceu na Turquia, em 1997. Em seguida, foi a vez da Espanha, em 2001. Ambos os eventos contaram com cerca de 3,5 mil participantes, com dois mil atletas competindo em mais de 20 eventos, divididos entre os oito diferentes esportes.

Bons Ventos!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui