Inicia amanhã o 28º Campeonato Brasileiro de Balonismo em Piracicaba

0
854
Natasha Belchior
A cidade de Piracicaba volta a sediar nesta semana o Campeonato Brasileiro de Balonismo, que é considerada a competição mais importante do balonismo brasileiro. Desde 2004, quando foi realizado o 17º Campeonato Brasileiro de Balonismo, que a cidade de Piracicaba havia saído da rota do balonismo competitivo nacional. Porém este ano, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Turismo, o evento volta a colorir os céus desta cidade.
O 28º Campeonato Brasileiro de Balonismo acontecerá do dia 21 ao dia 25 de julho, mas nos dias 18, 19 e 20 já foi possível ver pelo céu da cidade balões em voos treino. Nesta competição, 12 pilotos disputarão o almejado título de Campeão Brasileiro. Mas não só o título, como uma boa colocação também é de suma importância para estes pilotos, pois este evento definirá os representantes do Brasil no próximo Campeonato Mundial de Balonismo, em 2016, na cidade de Saga, no Japão.
Nesta segunda-feira (20), aconteceu na parte da manhã o último voo treino oficial antes do início da competição, que foi aberto para o acompanhamento da imprensa, e no período da tarde, às 15h, também houve uma importante reunião geral com todos os participantes do campeonato, no anfiteatro da Atmos, que fica dentro do Aeroporto Comendador Pedro Morganti. Nesta reunião de briefing, que também foi aberta à imprensa, o diretor técnico Marcos Bonimcontro e o vice-campeão mundial de balonismo Uwe Shneider, passaram aos competidores todas as informações importantes sobre os voos na região.
Os locais de decolagem podem variar de acordo com as condições do vento, porém os principais locais definidos para decolagem são o Loteamento Campos do Conde Taquaral (Avenida Eurico Gaspar Dutra,1200 – Taquaral) e a Área de Lazer do Parque Eldorado. O Aeroporto Comendador Pedro Morganti de Piracicaba (Avenida Comendador Pedro Morganti, s/n – Monte Alegre) será um ponto de apoio e de reuniões dos competidores.
O 28º Campeonato Brasileiro de Balonismo é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Balonismo em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Turismo, e com apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento, Trânsito, Meio Ambiente, Brigada de Emergência, Guarda Civil, e também da Polícia Militar.
Sobre o 28º Campeonato Brasileiro de Balonismo
Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), Valdemir Taveira, a programação deste campeonato será intensa. No sábado (18) e domingo (19) foram realizados treinos oficiais pela manhã e pela tarde, e nesta segunda-feira, dia 20 de julho, mais um treino oficial pela manhã e à tarde a reunião geral de briefing na Atmos Paraquedismo. Os briefings são reuniões, nas quais são definidas as tarefas que deverão ser realizadas pelos competidores durante os voos.
Do dia 21 ao dia 25 de julho serão 09 voos, com inúmeras tarefas, cujas combinações são decididas 1 hora antes de cada voo, em função da direção do vento naquele momento. O trabalho de direção técnica será do piloto e construtor de balões, Marcos Bonimcontro, e será intenso, pois além de preparar as melhores combinações de provas, também irá fazer a medição dos resultados “in-loco”; baixar os tracks dos registradores; os importantes GPS; fazer a pontuação para cada tarefa; aguardar dúvidas, revisões, e tornar os resultados provisórios em oficiais; tudo de acordo com as regras internacionais da FAI – Federação Aeronáutica Internacional.
Além disso, o mundo do balonismo estará monitorando este campeonato, principalmente porque em breve acontecerão os Jogos Aéreos Mundiais, em Dubai, onde cinco dos pilotos inscritos neste campeonato brasileiro irão competir e representar o Brasil.
“Os pilotos e suas equipes se preparam de forma ousada e decidida para aproveitar da melhor maneira o vento calculado para cada tarefa. As escolhas são difíceis, às vezes, acertadas, às vezes com dúvidas, que impõem ao piloto uma maior manobrabilidade para levar os balões aos alvos predeterminados. Jogo intenso, sem pausa e sem acréscimos, é fazer ou não fazer, no balonismo não tem meio termo para os campeões. Podemos dizer que este campeonato será o mais competitivo de todos os tempos, pois a vibração e energia desses tempos difíceis fazem com que o estudo das estratégias sejam mais meticulosamente pensadas e não apostadas”, afirma a delegada do Balonismo Brasileiro na Federação Aeronáutica Internacional, Marina Posch Kalousdian.
“Qualquer deslize, ou escolha equivocada, trará resultados difíceis de serem recuperados, por isso, acreditamos que a direção técnica nos trará novidades e surpresas nas combinações das tarefas múltiplas e os pilotos atletas farão dos céus de Piracicaba seu campo de jogo, e os alvos os seus gols, quanto mais próximo, mais gols, mais pontos”, complementa Marina.
Uma equipe de balão é composta pelo piloto (a), navegador (a), condutor (a) e navegador (a) terrestre, e montador (a) do equipamento. As funções dos três últimos se misturam para atender todas as exigências do piloto em solo e no ar.
Já a direção técnica da competição é composta por: 01 – Diretor Técnico; 01 – Assistente do Diretor Técnico; 01 – Meteorologista; 01 – Assistente do Meteorologista; 01 – Chefe de Pontuação; 01 – Chefe de Medição; 03 – Assistentes de Medição; 01 – Chefe de Computação; 02 – Debriefer; 01 – Oficial de Segurança; 01 – Presidente do Júri; 02 – Júri; 01 – Responsável pelo Reabastecimento; 02 – Assistentes do Reabastecimento; e 01 – Condutor do Caminhão de Reabastecimento.
Segue abaixo a lista oficial dos pilotos que participarão desta competição, por ordem de ranking nacional:
1 – Luis Silvestre, tricampeão brasileiro, 1º no ranking nacional e 16º no ranking mundial 
2 – Lupercio Lima, tricampão brasileiro, 2º no ranking nacional, 6º no ranking mundial e 3º lugar no Mundial de 2014 
3 – Fabio Passos, tetracampeão brasileiro, 3º no ranking nacional e 32º no ranking mundial 
4 – Markus Kalousdian, campeão da Copa de Rio Claro de 2015, 4º no ranking nacional e 81º no ranking mundial 
5 – Rubens Kalousdian, heptacampeão brasileiro, 5º no ranking nacional e 30º no ranking mundial 
6 – Amarildo Tozzi, 6º no ranking nacional e 102º no ranking mundial 
7 – Christian Kalousdian, 7º no ranking nacional, campeão de Santa Maria de 2015, 164º no ranking mundial 
8 – Rui Kalousdian, bicampeão brasileiro, 8º no ranking nacional, 183º no ranking mundial 
9 – Valdemir Taveira, 12º no ranking nacional, 202º no ranking mundial e atual presidente da CBB (Confederação Brasileira de Balonismo) 
10 – Eduardo Melo, campeão brasileiro, 167º no ranking mundial 
11 – André Ibanhes, presidente da Federação de Balonismo de Santa Catarina 
12 – Giovani Pompermaier, primeiro e atual campeão gaúcho de balonismo

Balonismo Mundial
Sete (7) pilotos brasileiros estão entre os 100 melhores do mundo do balonismo, nesta sequência: 
– 6º Lugar: Lupércio Lima 
– 16º Lugar: Luis Silvestre 
– 30º Lugar: Rubens Kalousdian 
– 32º Lugar: Fábio Passos 
– 65º Lugar: Marcos Paulo da Silva 
– 81º Lugar: Markus Kalousdian 
– 102º Lugar: Amarildo Tozzi

Balonismo em Piracicaba
A cidade de Piracicaba já sediou 07 campeonatos de balonismo, sendo 03 campeonatos brasileiros e 04 paulistas, que foram em:
▪ 3º Campeonato Brasileiro de Balonismo em 1990 – Campeão Rubens Kalousdian
▪ 5º Campeonato Brasileiro de Balonismo em 1992 – Campeão Rui Kalousdian
▪ 17º Campeonato Brasileiro de Balonismo em 2004 – Campeão Sacha Haim
▪ 1º Campeonato Paulista de Balonismo em 1994 – Campeão Rui Kalousdian
▪ 2º Campeonato Paulista de Balonismo em 1995 – Campeão Sacha Haim
▪ 3º Campeonato Paulista de Balonismo em 1996 – Campeão Fábio Passos
▪ 4º Campeonato Paulista de Balonismo em 1997 – Campeão Aquilino Gimenes
Confira algumas fotos, todas de Natasha Belchior.

 Mariana Gandolfi – MTB 53.743

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here