Cidade registra o segundo festival de Balões, ocorrido em 1987.
O Balonismo pode ser considerado um esporte em ascensão em todo mundo. Nos países europeus, mais Estados Unidos e Japão, os adeptos do esporte já são contabilizados aos milhares, com várias competições importantes se desenvolvendo atualmente pelo mundo afora.
Só nos Estados Unidos existem hoje cerca de 5.500 balões, sendo que na Inglaterra país onde o Balonismo é mais desenvolvido, o número deve ficar em torno dos 1.500 balões.
No Brasil, apesar do primeiro vôo com o balão a ar quente ter ocorrido em 1970, somente nos últimos três anos o esporte começou a crescer. Tanto que atualmente o Brasil é o país da América Latina com o maior número de balões e balonistas.
O primeiro festival realizado no Brasil foi na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, em 1979. O segundo só veio ocorrer oito anos depois, em 1987, em Itaguaí, também Rio de Janeiro. Em seguida, nos anos de 89 e 90, realizaram-se o 1o e o 2o Festival de Torres, considerados pelos pilotos, os maiores.
Com a criação de Associação Brasileira de Balonismo ( ABB ), em 87, o esporte ganhou caráter de competição. Desde então, foram disputados dois Campeonatos Brasileiros: em 88, na cidade de Casa Branca e em Americana, ambas no interior de São Paulo. Destes Campeonatos Brasileiros saem os representantes para o Campeonato Mundial, que acontece a cada dois anos.
A 22ª edição do Campeonato Brasileiro de Balonismo acontece em junho, em Ribeirão Preto – SP.
Bons Ventos!!!
Fonte: Jornal Impacto
em 87 foi em Seropédica, 1º distrito de Itaguai, exatamente dentro do campus da UFRRJ.