Luis Silvestre é o campeão brasileiro de balonismo 2018

O balonista Luis Silvestre, piloto da RVB TEAM, de São Paulo, venceu o 31º Campeonato Brasileiro de Balonismo realizado de 4 a 10 de junho na cidade de Casa Branca, interior de São Paulo, uma promoção da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), Comissão de Aerodesporto Brasileira (CAB), com apoio da Prefeitura Municipal de Casa Branca, do Comitê Organizador de Esportes Aéreos de Casa Branca e da Agrossol – Aero Agrícola.

Com mais essa vitória Luis Silvestre sagrou-se tetracampeão brasileiro de balonismo, com títulos conquistados em 2011, 2013, 2014 e agora em 2018. “Foi um campeonato emocionante com a participação de 30 pilotos e as provas foram de alto nível. A taça foi disputada até o último momento. Na última prova oito pilotos tinham a chance de vencer. De 2014 para cá eu vinha batendo na trave, mas agora consegui voltar ao primeiro lugar do pódio”, comemora o piloto.

A equipe RVB TEAM conquistou também as outras posições do pódio com Fábio Passos (2º lugar), Ronaldo Morales (3º lugar) e Marcos Paulo (4º lugar). Na categoria Juniores o destaque foi Fábio Pascoalino Passos, filho de Fábio Passos, que se sagrou Campeão Brasileiro Júnior, seguido de Markus Dikran Kalousdian (2º lugar) e de Christian Kurken Kalousdian (3º lugar). As pilotas do campeonato pontuaram: Lou Marina somou 11.852 pontos, Lais Pinho(RS) somou 10.581 pontos e Marina Kaloudian 4.054 pontos.

A premiação aconteceu na tarde de domingo (10), no Aeroporto de Casa Branca. O presidente da Confederação Brasileira de Balonismo (CCB), Valdemir Taveira, a presidente da Comissão de Aerodesporto Brasileira (CAB), Marina Kalousdian e o presidente do Comitê Organizador de Esportes Aéreos de Casa Branca, José Carlos Nogueira, premiaram os vencedores e as equipes competidoras, que receberam um troféu como reconhecimento da participação no torneio. “A disputa entre os balonistas foi acirrada, o tempo ajudou e a organização também foi sensacional, fora a participação do público que não perdeu nenhuma decolagem” disse a presidente da CAB, Marina Kalousdian.

As decolagens dos balões aconteceram na maioria dos dias de competição do Aeroporto de Casa Branca, localizado na Rodovia SP 340 – KM 239. Na sexta-feira (8) e no sábado (9) foi realizado o Night Glow, que é a exibição de balões iluminados. A organização estima que mais de 30 mil pessoas passaram pela praça de alimentação do aeroporto para ver os balões, participar dos shows e assistir as atrações especiais como o balão do Bidu, cãozinho de estimação do Franjinha da Turma da Mônica do piloto Luiz Paulo da AirFly, empresa especialista em projetar e construir balões de forma especial, conhecidos no exterior como Special Shapes.

Outra atração foi o show de acrobacias aéreas com os pilotos Márcio Oliveira de Americana (Sukhoi), Wilson Brasil de Valinhos (Pitts Special), Guilherme Censoni de São João da Boa Vista (Laser), Balila Anunciação de Poços de Caldas (Pitts Special), Douglas Lourenço de Assis (RV7), Bolafly de Casa Branca (Cap10c) e Binho também de Casa Branca (Cap10c).