Memórias do Balonismo: Rubens Kalousdian no Mundial de Balonismo

0
1009

Matéria publicada no Inema em 04/07/2005

Rubens Kalousdian conquistou a chance de representar o Brasil no Mundial de Balonismo, no Japão, ao tirar 2º lugar no 18º Campeonato Brasileiro de Balonismo, que se encerrou dia 3 de julho de 2005, em Rio Claro/SP.
Rubens, de 47 anos, assumiu a ponta do ranking brasileiro e vai para o Mundial, previsto para novembro de 2006, na cidade de Monteji, disputar com os melhores pilotos de 35 países. O piloto somou 17.441 pontos na competição e ficou surpreso com a classificação.
“Foi mesmo uma grande disputa. Pensei que não iria para o mundial devido a algumas falhas durante os vôos. Foi uma surpresa garantir a vaga na última prova. Com certeza é uma alegria representar o Brasil, vou treinar muito, porque sei que lá a briga é ainda maior, e quero estar entre os melhores”, comentou Rubens, que já participou de diversas provas internacionais, e tem no currículo o 11º lugar na competição da França em 2002.
Após cinco dias de competição na cidade de Rio Claro, o 18º Campeonato Brasileiro de Balonismo chega ao fim, consagrando como campeão o paulista Fábio Passos, de 38 anos, do Colégio Trevo. Fábio foi construindo sua vitória no terceiro dia de disputas, quando assumiu a liderança e garantiu o título, totalizando 18.997 pontos. Este é o quinto título brasileiro da carreira do piloto, que já teve a chance de participar de provas internacionais, como os jogos aéreos da Espanha onde conquistou a 10º posição.
“Esse campeonato foi muito disputado e de excelente nível técnico. As provas foram muito bem elaboradas, exigindo muito dos pilotos e foi comprovada a qualidade que temos no balonismo brasileiro. Fiz um treinamento intenso, vindo para cidade um mês antes do início da competição e estou muito satisfeito com o resultado”, comemorou o campeão.
Segundo Bruno Schwartz, presidente da Associação Brasileira de Balonismo (ABB), o número de vagas brasileiras para o Mundial diminuiu de três para um, em decorrência da entrada de mais países do Leste Europeu na disputa. Na opinião de Bruno, o campeonato foi excelente pela organização, pela receptividade da cidade e também pelo nível técnico dos pilotos participantes. “Tivemos aqui os melhores competidores do país numa disputa super acirrada, comprovando a qualidade do balonismo brasileiro. Foi um campeonato de sucesso”, afirmou.
A classificação geral do campeonato ficou assim definida:
1º Fábio Passos (Colégio Trevo) – 18.997
2º Rubens Kalousdian – 17.441
3º Lupércio Barros – 16.838
4º Carlos Antonio Paulo (Titex Prototip) – 16.477
5º Sacha Haim (Reebok) – 16.382
6º Nicholas Barini (Comgás) – 16.299
7º Luis Henrique Silvestre (Elektro) – 15.988
8º Bruno Schwartz (Ultragaz) – 15.795
9º Sandro Haim – 15.384
10º Flamarion Barreto (Montilla) – 15.369
O 18º Campeonato Brasileiro de Balonismo é uma realização da Prefeitura Municipal de Rio Claro através da Secretaria Municipal de Turismo. A organização é da Associação Brasileira de Balonismo (ABB) com patrocínio da Ultragaz, fornecedora de 20 mil quilos de gás propano, o combustível dos balões.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here