O Brasil no mundial de balonismo: Lupercio Lima

Lupercio Lima

O Brasil já tem três representantes confirmados no 22º Campeonato Mundial de Balonismo, de 27 de outubro a 7 de novembro em Saga, no Japão. Lupercio Lima, atual quarto colocado no ranking mundial e terceiro lugar no último mundial, disputado em Rio Claro, conversou com exclusividade conosco e conta sobre a preparação e sua expectativa para o evento. Confira:

Preparação para o campeonato: ZERO PREPARAÇÃO! Felizmente, nosso balonismo cresceu e tem crescido muito, mas ainda não estamos nem perto do nível de preparação do balonismo internacional. Espero que a luta da CBB e das Federações por mais eventos e mais pilotos continue avançando, para nosso balonismo continuar evoluindo. Na temporada de eventos, eles tem praticamente um bom evento por fim de semana, com ventos favoráveis e muitos balões. Aqui, é comum voarmos apenas dois eventos por ano! Não tem como competir com a estrutura e o nível de preparação deles. Contrariamos a lógica quando nos colocamos em nível técnico semelhante. O que os pilotos brasileiros fazem lá fora é puro talento, alimentado por raça e paixão! É surpreendente e elogiável termos atualmente 4 pilotos entre os 30 melhores do mundo no ranking mundial (4º, 15º, 22º, 28º, e 39º entre os 40). Sei da dificuldade e mérito de cada um, e parabenizo com veemência os brazucas, que se atrevem aqui e lá, perseguindo um balonismo de alto nível!

Sobre minha expectativas: Vindos de resultados ruins nos últimos dois anos, países tradicionais como EUA, Japão, França, Inglaterra, entre outros, estão em plena preparação para Saga. Tecnicamente, o local é semelhante aos seus ambientes domésticos e muito mais propício para eles. É a vez dos japoneses, europeus e americanos. Será para os brasileiros praticamente impossível buscar um bom resultado no Japão.