Paulinho é o novo campeão brasileiro de balonismo

Foto: Natasha Belchior
A chuva que atingiu Piracicaba (SP) na manhã do sábado (25) cancelou o último dia do Campeonato Brasileiro de Balonismo. Durante a manhã, as equipes se prepararam para voar, mas o mau tempo impediu as atividades. A organização do evento decidiu contabilizar os pontos e encerrar a competição.
O campeão em  Piracicaba garantiu vaga no Mundial no Japão em 2016. “Foram dias muito bons, fiquei muito feliz de ter conseguido sucesso aqui em Piracicaba e agora vou me concentrar para o Mundial”, disse o piloto Marcos Paulo, vencedor da competição.
Fabinho Passos, 2º colocado, Paulinho campeão e Luis Silvestre em terceiro. Foto: Katherine Passos
O campeonato, considerado um dos mais importantes do balonismo brasileiro, está em sua 28ª edição. Neste ano, 13 pilotos disputaram o almejado título de campeão brasileiro. Os locais de decolagem variaram de acordo com a estratégia de cada equipe. O aeroporto Comendador Pedro Morganti, que fica no bairro Monte Alegre, em Piracicaba, foi um ponto de apoio e de reuniões dos competidores.

Até este sábado foram nove voos, com inúmeras tarefas, cujas combinações foram decididas 1 hora antes de cada voo, em função da direção do vento naquele momento. O trabalho de direção técnica foi do piloto e construtor de balões, Marcos Bonincontro com o auxílio do balonista alemão Uwe Schneider.

Cada equipe de balão é composta pelo piloto, navegador, condutor e navegador terrestre, e montador do equipamento. As funções dos três últimos se misturam para atender todas as exigências do piloto em solo e no ar. E segundo Bonincontro, tudo ocorre de acordo com as regras internacionais da Federação Aeronáutica Internacional (FAI).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui