Pela segunda vez consecutiva, título do sul-brasileiro fica em Maringá

0
526
Foto: Click do Gato

O piloto de Maringá Wilson Bitencourt (Xuxa) fez a lição de casa e se tornou o campeão do 14° Campeonato Sul-Brasileiro de Balonismo. Ele pertence a equipe Santa Rita Saúde.
Já na edição de 2011 o campeão foi o piloto, também de Maringá, Amarildo Tozzi (Macarrão), da equipe O Diário do Norte do Paraná. Ambos são da cidade de Maringá (PR).
Bitencourt revelou que o campeonato foi ótimo e competitivo. “Com a ajuda da equipe e dos amigos consegui deixar o título em Maringá” vibra.
Recentemente, Xuxa realizou um voo sobre as Cataratas do Iguaçu. O piloto disse que foi maravilhoso e não tem como explicar tanta emoção por estar voando naquele lugar. “Não tem explicação mesmo”.
Os pilotos Warley Macedo (6693 pontos) e David Iannibelli (5123 pontos) ficaram em segundo e terceiro lugares respectivamente.
Durante os três dias de campeonato cerca de 20 mil pessoas compareceram à Vila Olímpica para prestigiar a beleza dos balões. Ao todo, foi um voo para imprensa, quatro voos competitivos e o Night Glow.
Sexta-feira
No período da tarde foi realizada a primeira reunião com os participantes para os ajustes finais. Em seguida todos foram à Vila Olímpica, onde aconteceu o voo para imprensa. Centenas de pessoas acompanharam as decolagens.
Sábado
No dia seguinte, o primeiro voo competitivo contou com duas provas: Valsa e Alvo Declarado pelo diretor técnico (juiz). As decolagens começaram às 7h e foram até as 9h.
No caso da Valsa são três alvos em que os pilotos devem passar o mais próximo possível.
Já no alvo declarado pelo diretor técnico, os pilotos têm que arremessar uma fita o mais próximo possível do “X”, que estava localizado no Estádio Willie Davids.
O diretor técnico e vice-presidente da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), Leonel Brites, explicou que as provas foram interessantes por várias possibilidades, pois os pilotos tiveram que escolher bem o local de decolagem e conforme chegavam próximos ao alvo eles deveriam fazer o ajuste fino para poderem obter a maior aproximação possível das marcas.
O piloto Homero Antunes revelou que antes da prova ele soltou uma sonda de gás hélio para verificar a posição do vento, montou o equipamento e seguiu em direção aos alvos, mas como o vento chegou a 40 km/h as decisões tinham que ser tomadas muito rápidas.
Levando em consideração que o estádio fica cercado por prédios, o piloto disse que buscou a aproximação com um rasante, mas com preocupação em retomar altitude o mais rápido possível por conta das construções.
No 2° voo competitivo os pilotos do 14° Campeonato Sul-Brasileiro de Balonismo puderam escolher os alvos das provas. As decolagens foram coletivas, na Vila Olímpica, às 16h.
Brites disse que o segredo de um evento é a diversidade de provas. “Tem piloto que vai melhor em uma prova e outro em outra, assim todos tem condições iguais”.
Essas escolhas são feitas momentos antes do horário de decolagem e qualquer mudança na direção do vento pode fazer os balões irem a direções contrárias aos alvos.
Night Glow
Equipes prontas! Vento perfeito! Nessa sincronia, o Night Glow reuniu cerca de 10 mil pessoas, na noite do último sábado, na Vila Olímpica de Maringá (PR).
O organizador do evento Adriano Perini disse que foi maravilhoso. “Superou as expectativas. As pessoas se encantaram com os balões”.
O dire
tor técnico, Leonel Brites, complementou dizendo que o público teve um contato legal com as equipes, pois puderam chegar perto e fazer fotos e ver como funciona um balão.
Domingo
O 3° voo do 14° Campeonato Sul-Brasileiro de Balonismo teve ventos fortes. As decolagens foram livres e as provas Fly In (arremessar marca em um “X”) e Valsa (tem que passar próximo ao alvo).
Quase houve cancelamento das provas, mas alguns pilotos decidiram realizar o voo. Para que houvesse o cancelamento todos os pilotos teriam que entrar em acordo.
No último voo competitivo, novamente, a população compareceu em peso para apreciar o encerramento do evento.
O 14º Campeonato Sul-Brasileiro de Balonismo foi uma promoção da Balonismo Promoções & Eventos,  Federação Paranaense de Balonismo e Secretaria de Esportes e Lazer, com patrocínio da RPC, Cesumar, Santa Rita Saúde, Maringá & Região Convention & Visitors Bureau, Maringá FM,  Grupo O Diário, Odonto Atual, Alumichapas, Sushiky, Somassa Componentes, Purity, Jump e Pró Cartazes
Para conferir as fotos da premiação, clique AQUI.
Bons Ventos!!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here