Perguntas frequentes – Copa Rio Claro de Balonismo

Rio Claro não terá balonismo em 2017

Vai começar amanhã a terceira edição da Copa Rio Claro de Balonismo. Atendendo a pedidos, fiz uma relação das perguntas mais frequentes sobre este evento. Confira:

– Que horário os balões decolam? Pela manhã é a partir das 7h, em local de livre escolha das equipes, já que eles estão em uma competição. A tarde, a partir das 15:30, a decolagem é coletiva, do Aeroclube de Rio Claro.

– O que é “Voo fiesta”? É o voo onde não existe competição. É a despedida dos gigantes coloridos da cidade.

– Qual a programação do evento? A programação é a seguinte:

24/06/2016
14:00HRS – CONCENTRAÇÃO – SHOW DE PAGODE
16:00 HRS – BALONISMO – COMPETIÇÃO
19:00 HRS – NIGHT GLOW
20:00 HRS – SHOW COM KIKO ZAMBIANKI.
25/06/2016
7:00HRS – BALONISMO – COMPETIÇÃO
14:00 HRS – CONCENTRAÇÃO – SHOW SERTANEJO UNIVERSITÁRIO
16:00 HRS – BALONISMO – COMPETIÇÃO
19:00 HRS – NIGHT GLOW
26/06/2016
7:00HRS – BALONISMO – COMPETIÇÃO
12:00 HRS – ENCERRAMENTO
14:00 HRS CONCENTRAÇÃO – SHOW DE ROCK’ N ROLL
16:00 HRS – VOOS FIESTA

– Em qual local de Rio Claro vai ser? Pela manhã os pilotos escolhem o local de decolagem, a tarde as atividades são no aeroclube.

– Pago para participar do evento? O evento é gratuito. Porém, o público não pode entrar no local onde os balões são inflados, por medida de segurança.

– Quanto tempo dura as provas? Geralmente em torno de 60 a 90 minutos, pela manhã, e 30 a 40 minutos na parte da tarde.

– Quais são as provas do balonismo? São várias as tarefas de um campeonato. Abaixo, listamos cada uma:

– ALVO DECLARADO PELO PILOTO (PDG)

Competidor tentará jogar UMA MARCA PRÓXIMA a um alvo selecionado por ele mesmo e declarado por ele antes do vôo. O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo declarado. A menor distância é melhor.

– ALVO DECLARADO PELO JUIZ (JDG)

Competidores irão tentar jogar A MARCA PRÓXIMA A UM ALVO PREVIAMENTE MARCADO.O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X, se colocado, ou do alvo. A menor distância é melhor.

– VALSA DA HESITAÇÃO (HWZ)

Competidores irão tentar jogar A MARCA PRÓXIMA A UM DOS VÁRIOS ALVOS PREVIAMENTE MARCADOS.O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X mais próximo, se colocado, ou do alvo. A menor distância ó melhor.

– FLY IN (FIN)

Competidores irão procurar o seu próprio local de decolagem e tentar jogar a marca o mais próximo do alvo previamente marcado ou do alvo em X. O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X, se colocado, ou do alvo. A menor distância é melhor.

– FLY ON (FON)

Competidores irão tentar jogar uma marca o mais próximo de um alvo selecionado por ele mesmo e declarado por ele durante o vôo. O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo declarado. Menor distância é melhor. O competidor deverá escrever claramente na sua marca anterior o seu alvo declarado para o fly on.

– CAÇA A RAPOSA (HH)

Competidores irão seguir um balão raposa e tentar jogar a marca o mais próximo ao alvo em X colocado PELA RAPOSA não mais que 02 metros na direção do vento em relação ao cesto após o pouso. O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X. A menor distância é melhor.

– CAÇA A RAPOSA COM CORRIDA (WSD)

Competidores irão voar para o ponto de decolagem de um balão raposa, seguir o balão raposa e tentar jogar a marca o mais próximo do alvo em X colocado pelo balão raposa a não mais que 02 metros na direção do vento em relação ao cesto depois do pouso. O resultado ó a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X. A menor distância é melhor.

– GORDON BENNETT MEMORIAL (GBM)

Competidores irão tentar jogar a marca dentro de uma(s) área(s) de pontuação o mais próximo a um alvo previamente marcado. O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X, se colocado, ou do alvo. Menor distância é melhor.

– AO ALVO COM JANELA DE TEMPO (CRAT)

Competidores irão tentar jogar a marca dentro de uma área válida o mais próximo de um alvo previamente marcado. A(s) área(s) de pontuação terão períodos de tempos específicos de validade. O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao alvo em X, se colocado, ou do alvo. A menor distância é melhor.

– CORRIDA PARA UMA ÁREA (RTA)

Competidores irão tentar jogar a marca no tempo mais curto dentro de uma(s) área(s) de pontuação. O resultado é o tempo entre a decolagem e a queda da marca. O menor tempo é melhor.

– COTOVELO (EBW)

Competidores irão tentar a maior modificação de direção durante o vôo. A modificação da direção é o ângulo entre os pontos “A”, “B” e “C”. O resultado é o ângulo ABC. Menor ângulo é melhor.

– ÁREA TRIANGULAR (LR)

Competidores irão tentar obter a maior área de um triângulo ABC.

– MÍNIMA DISTÂNCIA (MIN)Competidores irão tentar jogar a marca o mais próximo do local comum de decolagem, depois de ter voado um mínimo de tempo definido. O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao ponto de decolagem. A menor distância é melhor.

– MÍNIMA DISTÂNCIA COM ÁREA DE PONTUAÇÃO (SF)

Competidores irão tentar jogar a marca o mais próximo ao ponto de decolagem dentro de uma(s) área(s) definida. O resultado é a distância entre o ponto de medição da marca ao ponto de decolagem. A menor distância é melhor.

– MÍNIMA DISTÂNCIA COM DUAS MARCAÇÕES (MNDD)

Competidores irão tentar jogar duas marcas o mais próximo entre elas em diferentes áreas de pontuação. O resultado é a distância entre os pontos de medição das marcas. Menor distância é melhor.

– MÁXIMA DISTÂNCIA COM TEMPO DEFINIDO (MDT)

Competidores irão tentar jogar a marca o mais longe do ponto de decolagem dentro de um tempo máximo definido. O resultado é a distância do ponto de medição da marca ao ponto de decolagem. A maior distância é melhor.

– MÁXIMA DISTÂNCIA (MAX)

Competidores irão tentar jogar a marca o mais longe do ponto de decolagem dentro de uma(s) área(s) definida. O resultado é a distância do ponto de medição ao ponto de decolagem. A maior distância é melhor.

– MÁXIMA DISTÂNCIA COM DUAS MARCAÇÕES (MXDD)

Competidores irão tentar jogar duas marcas o mais longe entre elas em uma(s) área(s) de pontuação. O resultado é a distância entre os pontos de medição das marcas. Maior distância melhor.