O 24º Campeonato Mundial de Balonismo em Murska Sobota, na Eslovênia, acontece de 16 a 23 de setembro. E dos três brasileiros que vão participar representando o país, um é torrense. Trata-se de João Vitor Justo, o João do Balão, um apaixonado por balões desde pequeno e que se tornou piloto aos 23 anos. Será a primeira vez na história que a cidade de Torres terá um representante no Campeonato Mundial de Balonismo. Além dele, os pilotos Filipe Tostes, de Goiás, e Fabio Pascoalino, de São Paulo, serão os atletas brasileiros no evento competitivo.
João Justo contou, em entrevista recente no programa Revista Maristela, que vai para o campeonato agora dia 11 de setembro, sendo que vai testar o equipamento que vai usar por lá com uma grande expectativa. “Vai ser difícil, mas é estou muito feliz com a oportunidade. São 105 vagas para pilotos e eu conquistei, junto da equipe, uma das vagas do Brasil. Isso é resultado das competições nacionais dos últimos anos que me colocaram no ranking nacional”, comenta Justo. Ano passado João também participou do Campeonato Mundial da categoria júnior na Polônia, em agosto (e na ocasião ele conquistou a 20ª posição).
Além do Campeonato, acontece em paralelo na Eslovênia o Festival de Balonismo, onde pilotos são convidados para voar sem disputa competitiva. E é mais um torrense que vai representar o Brasil nesse evento, Murilo Hoffmann. “Me formei piloto em 2011 e desde então participo de festivais e campeonatos. Depois de ganhar a Prova na Chave no 32º Festival Internacional de Balonismo e me posicionar junto de outros pilotos feras, passear de balão na Eslovênia é a realização de um sonho”, comentou Hoffmann.
*Com informações de Marina Moesch (Rádio Maristela) e Jornal A Folha.