A primeira prova do 32º Festival Internacional de Balonismo em Torres foi cancelada devido aos fortes ventos registrados na manhã desta sexta-feira, 15/04.
Na reunião entre pilotos e organizadores da competição, o chamado Briefing, foi constatado que embora as condições meteorológicas indicassem vento, se a decolagem fosse rápida seria possível realizar a prova.
Inicialmente foi anunciada a prova Fly-in com alvo no Campo do Graco, localizado às margens da Rodovia 389 – Estrada do Mar. Em seguida, o cancelamento foi anunciado pelo rápido aumento do vento no momento da largada.
Aos pilotos foi dada a oportunidade de escolha, conforme experiência com voos nas condições meteorológicas atuais para decolar em voo de passeio, não competitivo, o chamado voo Fiesta, que ocorreu às 7h.
Para o diretor técnico do Festival, Bruno Schwartz, os balões dependem dos ventos, portanto é sempre prudente avaliar as condições do vento para garantir o espetáculo com segurança.
“O dia começou bonito, com sol, mas às 5h e às 5h15min da manhã indicavam um vento entre 26 e 35 km/h. Ainda assim nos arriscamos a lançar a prova, porém infelizmente na hora de aplicar a prova os ventos estavam aumentando.
A expectativa, segundo Bruno, é de hoje à tarde melhorar e amanhã, sábado, 16/04, deve iniciar a competição.