Relembre como foi o 3° Campeonato Mundial de Balonismo da categoria júnior

Em 2021 acontece a 5ª edição do Campeonato Mundial de Balonismo da categoria juniores em Leszno, na Polônia. O campeonato vai acontecer entre os dias 9 e 14 de agosto, com a participação de 45 pilotos de 15 países. Relembre a seguir como foi a terceira edição do campeonato:

O lituano Rokas Kostiuskevicius conquistou o bi-campeonato mundial de balonismo da categoria júnior (2012 e 2016). Ambas as conquistas foram no seu país, a Lituânia. Tomasz Filus, da Polônia, ficou com o vice-campeonato e o britânico Dom Bareford, campeão em 2014, completou o pódio na terceira colocação.

O Brasil foi representado neste evento por quatro pilotos, o que mostrou uma grande evolução do nosso esporte. Em 2012 não houve nenhum piloto brasileiro. Em 2014, na França, foram duas vagas. E nesta edição esse número dobrou para 4 competidores.

Confira a classificação dos nossos balonistas:

18º – Markus Kalousdian

26º – Christian Kalousdian

27ª – Aline Kalousdian

32º – Lucas Chemin

O III Campeonato Mundial Júnior FAI de Balonismo iniciou no dia 29 de junho e encerrou em 3 de julho de 2016. Segundo o site da equipe RK de Balonismo, “O evento, que procura consagrar o melhor piloto do mundo até 27 anos completos, é um modo pensado pela Comissão Internacional de Aerostatação (CIA) de incentivar a adesão e formação de novos pilotos competitivos”.

O campeonato teve um recorde de participação com 36 pilotos, de 17 países, com 8 voos programados e seis realizados (dois foram cancelados) e um total de 23 tarefas competitivas realizadas.

A cobertura do 5° Campeonato Mundial de Balonismo da categoria júnior pelo Blog do Balonismo tem o apoio da RVB Balões, Art Malhas, Infinity Imobiliária Digital, Cadô Marketing Digital, Trip Balonismo Aventura, Pinho Veículos, Massa Pronta, Sosseg, Águia Contabilidade, Omega Balonismo, Monte Bello Construtora e João do Balão.