Caça à Raposa – Assim Começa o Open Brasil de Balonismo 2008
O sol resolveu acordar bem mais tarde hoje (26/06) em Rio Claro, que sedia o Open Brasil de Balonismo 2008. Emprestou sua vez às brumas, que não eram as de Avalon, mas as que deixaram brotar como por encanto lindos balões coloridos nos céus da cidade.
Os ventos fortes e as condições meteorológicas de ontem à tarde impediram o vôo de apresentação das equipes participantes do campeonato. E hoje, primeiro dia da competição com contagem de ponto válida, uma grande massa de neblina tomou conta de Rio Claro e deixou o Aeroclube da cidade encoberto, fazendo com que o diretor de provas, o holandês Mathijs Bruijn, escolhesse a tarefa conhecida como Caça à Raposa. Não se trata do antigo esporte em que se perseguia impiedosamente um indefeso animalzinho. Trata-se, no Balonismo, de uma prova astuta na qual a experiência e a habilidade dos pilotos são postas à prova.
Um balão Fiesta, que não compete, assume a identidade de Balão Raposa. Ele decola em primeiro lugar e os demais são autorizados a decolarem e a persegui-lo pelos céus. O Balão Raposa aterrissa e transforma-se em alvo em que os demais balões que competem passam a lançar sua marca (um saquinho com um rabinho de fita), sobre o balão e a pontuação será dada de acordo com a distância entre essa marca e o alvo.
Hoje pela manhã, o Balão Raposa foi o do piloto Kiko Naccarato. Os balões decolaram de fora do Aeroclube, de Santa Gertrudes, e passaram a perseguir o Balão Raposa entre as brumas que cobriram os céus de Rio Claro. A pontuação dessa prova será anunciada apenas no final do dia.
O espetáculo foi inesquecível para o público que estava no Aeroclube que viu surgirem um a um os balões coloridos numa perfeita cavalgada. Enquanto a Raposa sobrevoava o Aeroclube, o sol resolveu iluminar o caminho dos pilotos perseguidores que, longe de capturar um bichinho assustado, buscavam com destreza, técnica e beleza, cumprir a tarefa que lhes foi determinada.
O Open Brasil de Balonismo 2008 segue até domingo com provas pela manhã e tarde, oferecendo muita diversão para o público.
Na prova de hoje, participaram 21 equipes, sete delas de pilotos estrangeiros.
Bons ventos!!!