Retrospectiva: relembre o que aconteceu no balonismo em 2022

Mais um ano chega ao fim. 2022 foi de retomada nos eventos após a queda de praticamente todas as restrições que a pandemia da Covid 19 impôs a população. Vamos relembrar o que aconteceu no balonismo este ano.

1ª Copa Sul de Balonismo

Foto: Raquel Daitx

A 1ª Copa Sul de Balonismo foi promovida em março para que os pilotos pudessem treinar para o Festival Internacional de Balonismo. Todas as provas foram simulações das que acontecem tradicionalmente no evento de abril.

Os 3 primeiros colocados foram:

1º – João Vitor Justo
2º – Reni Pinho
3º – Laís Pinho

Confira a seguir a classificação final:

32º Festival Internacional de Balonismo de Torres

Foto: Bennie Bos

O 32º Festival Internacional de Balonismo de Torres aconteceu de 14 a 24 de abril e teve como campeão o paulista Fabio Pascoalino. Fabio Passos ficou com a 2ª posição e João Vitor Justo completou o pódio. Na prova da chave, Murilo Hoffmann ganhou um carro 0km oferecido pela Pinho Veículos. Confira como ficou a classificação final do evento:

Foto: Mateus Ilg

 2º Festival de Balonismo de Fernandópolis/SP

Foto: Divulgação

O 2º Festival de Balonismo foi um sucesso. Com recorde de público, o espetáculo superou expectativas da Prefeitura de Fernandópolis e atraiu um grande número de pessoas no estádio Cláudio Rodante, principalmente de cidades da região. O evento aconteceu em três dias e fez parte do calendário comemorativo aos 83 anos do município celebrado no mês de maio. Os três primeiros colocados foram:

1° – Warley Macedo
2º – Lupercio Lima
3º – Kaio Chemin

A classificação geral foi a seguinte:

Copa do Brasil de Balonismo – Etapa Rio Claro/SP

Foto: Divulgação

A 1ª etapa da Copa do Brasil de Balonismo aconteceu em Rio Claro/SP no mês de junho. Foi a volta das competições de balonismo numa das cidades mais importantes pra modalidade no Brasil. Os 3 primeiros colocados foram:

1° – Luis Silvestre
2º – Markus Kalousdian
3º – Fabio Pascoalino

A classificação completa foi a seguinte:

35º Campeonato Brasileiro de Balonismo – Boituva/SP

Foto: Murilo Hoffmann

O 35º Campeonato Brasileiro de Balonismo foi realizado mais uma vez em Boituva. Markus Kalousdian conquistou o título pela primeira vez, depois de alguns vices. Fabio Pascoalino foi o 2º colocado e Filipe Tostes o 3º. Veja a seguir a classificação final da competição:

Copa do Brasil de Balonismo – Etapa Araxá/MG

Divulgação

O paulista Fabio Passos conquistou a 2ª etapa da Copa do Brasil de Balonismo que foi realizada em Araxá/MG, no mês de agosto. Fabio Pascoalino, seu filho, ficou na 2ª posição e Warley Macedo, de Boituva, completou o pódio. A classificação final ficou da seguinte forma:

Jogos Aéreos Brasileiros – São Lourenço/MG

Divulgação

Em setembro aconteceu em São Lourenço/MG a edição dos Jogos Aéreos Brasileiros. Warley Macedo foi o campeão. Markus Kalousdian ficou com o vice-campeonato e Ronaldo Morales completou o pódio. Veja a classificação final:

 4º Festival de Balonismo de Bento Gonçalves/RS 

Divulgação

O 4º Festival de Balonismo aconteceu em setembro como a maior edição do evento em Bento Gonçalves. Cerca de 25 mil pessoas passaram pela Fundaparque nos quatro dias de evento.

O piloto Murilo Hoffmann foi o campeão do festival. “É uma felicidade estar em Bento e estou muito feliz pelo tricampeonato”, destacou na época.

24º Campeonato Mundial de Balonismo

Divulgação

Stefan Zeberli, nascido na Suíça em 1981, foi o campeão mundial 2022 com 24.233 pontos nas 32 provas da competição na Eslovênia, à frente do japonês Yudai Fujita, medalhista de prata por 1.324 pontos, e do francês Nicolas Schwartz, medalhista de bronze por 1.881 pontos.

Fabio Pascoalino conquistou um brilhante sétimo lugar na competição, ficando no top 10 do mundial. João Vitor Justo ficou na 68ª posição e Filipe Tostes foi o 78º colocado. Clique aqui para conferir a classificação completa da competição.

1º Festival de Balonismo de Vacaria/RS

De 20 a 23 de outubro a cidade de Vacaria, no Rio Grande do Sul, sediou o seu 1º Festival de Balonismo. Murilo Hoffmann foi o campeão do evento.

7º Campeonato Gaúcho de Balonismo

Divulgação

Este ano a competição foi dividida em 3 etapas, todas realizadas em Torres, e teve na somatória geral como grande vencedor o piloto João Vitor Justo, com 65 pontos. João conquistou o bi-campeonato da competição estadual, já que antes havia sido campeão em 2021. Das 3 etapas em 2022, João venceu duas.

O vice-campeonato ficou com Giovani Pompermaier (campeão em 2015), com 63 pontos conquistados. Giovani foi o campeão da última etapa. Ricardo lima completou o pódio na 3ª posição.

1ª etapa – Abril

A 1ª etapa do Campeonato Gaúcho de Balonismo aconteceu durante o 32º Festival de Balonismo de Torres. João Vitor foi o campeão. Fernando Silva ficou em 2º e Ricardo Lima em 3º.

2ª etapa – Agosto

A 2ª etapa da competição foi realizada em agosto, também na mais bela praia gaúcha. João Vitor mais uma vez foi o melhor, com Giovani Pompermaier em 2º e Fernando Silva em 3º.

3ª etapa – Dezembro

A 3ª e última etapa do gaúcho 2022 foi junto ao 3º Open Torres de Balonismo. Em uma disputa emocionante, Giovani Pompermaier foi o campeão da etapa. Reni Pinho foi o 2º e Ricardo Lima o 3º. Com estes resultados, João Vitor Justo confirmou a conquista do campeonato na somatória das 3 etapas.

3º Open Torres de Balonismo

Giovani Pompermaier e equipe.

Entre os dias 7 e 11 de dezembro, aconteceu em Torres a disputa do 3º Open Torres de Balonismo, um dos eventos mais competitivos do Brasil.

Foram cinco dias de lindos voos e muita disputa, e ninguém pontuou mais que Giovani Pompermaier, piloto da Trip Balonismo. Giovani foi o grande campeão do 3º Open Torres de Balonismo, levando para casa um cheque de R$ 6.600,00 oferecido pelo patrocinador oficial do evento, a empresa Golfier Ballooons. Reni Pinho ficou na 2ª colocação e ganhou uma ventoinha novinha em folha. Ricardo Lima ficou em 3º e ganhou uma mangueira “T” (equipamento de balonismo).

A classificação geral do Open foi a seguinte:

1º: Giovani Pompermaier
2º: Reni Pinho
3º: Ricardo Lima

4º Campeonato Torrense de Balonismo

Giovani Pompermaier, o grande campeão torrense 2022.

Giovani Pompermaier foi o grande vencedor do 4º Campeonato Torrense de Balonismo após a realização de 6 voos e 29 tarefas. João Vitor Justo ficou com a 2ª colocação e Reni Pinho completou o pódio da competição, a única deste formato no Brasil.

Este ano o evento teve uma proposta diferente. Com o propósito de manter os pilotos torrenses afiados em voos competitivos, o campeonato teve 1 voo por mês, com início em junho. Foram 15 competidores. A competição deverá seguir no mesmo formato em 2023 e comemorará a sua 5ª edição.