O americano Rhett Heartsill é o grande campeão do 22º Campeonato Mundial de Balonismo que aconteceu em Saga, no Japão. Depois de nove voos e trinta e uma tarefas, Rhett chegou a marca de 26160 pontos, 2253 a mais que Rimas Kostiuskevicius, da Lituânia, que ficou com o vice-campeonato e 3551 pontos na frente do terceiro colocado, o suíço Stefan Zeberli. Os três primeiros colocados tem vaga garantida no 23º Campeonato Mundial de Balonismo, que acontecerá em agosto de 2018 na Áustria. Heartsill também venceu o campeonato americano de balonismo esse ano, ou seja, fecha 2016 com chave de ouro, vencendo as duas competições mais disputadas do planeta.
Brasileiros
Não foi das melhores a participação do time brasileiro em Saga. Infelizmente não conseguimos repetir o bom desempenho dos últimos mundiais, principalmente o de 2014 em que conquistamos o inédito terceiro lugar com Lupercio Lima. Confira como ficou a classificação dos brasileiros:
31º – Markus Kalousdian
52º – Rubens Kalousdian
61º – Lupercio Lima
62º – Fabio Passos
66º – Christian Kalousdian
77º – Rui Kalousdian
80º – Marcos Paulo
84º – Luis Silvestre
95º – Amarildo Tozzi
Clique aqui para visualizar o resultado final da classificação geral e das tarefas.
A cobertura especial do 22º Campeonato Mundial de Balonismo do Blog Balonismo tem o apoio da Facillite Consultoria Ambiental, RVB Balões e Infláveis e da Escola Brasileira de Balonismo.