Ribeirão Claro na rota do Balonismo

0
1704
O prefeito de Ribeirão Claro (PR), Geraldo Maurício Araújo (PV) quer incentivar a prática do balonismo no município. No dia 28 de abril, uma empresa realizou vários voos pela cidade com um balão para dois tripulantes. Um novo voo está sendo planejado para o final de semana próximo ao aniversário do município, no dia 13 de maio, ou para a Fescafé, que acontece entre os dias 4 e 7 de julho. O objetivo é colocar Ribeirão Claro na rota do balonismo brasileiro e no futuro oferecer uma nova opção de lazer e entretenimento.
O objetivo é criar uma estrutura para prática e ensino do balonismo em Ribeirão Claro, município com vocação turística, ótimas condições de infraestrutura, belas paisagens e locais propícios para pousos e decolagens. Uma empresa de Ribeirão Preto – SP, há mais de 10 anos trabalhando no setor será convidada para oferecer voos e treinamento para os interessados em investir na atividade.
Segundo Jonathan Padulla, proprietário de uma empresa especializada em voos com balões e cursos de balonismo, o passeio aéreo é seguro desde que feito com pessoas preparadas. “Fazemos uma média de 30 voos por mês, entre passeios tripulados e ações de propaganda”, disse. Além da competência do piloto, as condições climáticas são importantes para um voo tranquilo. “É preciso céu aberto, vento de 4 a 15 quilômetros por hora e ausência de nuvens”, contou.
O investimento inicial para um balão pequeno é de cerca de R$ 85mil mais o veículo para o transporte do equipamento. O valor inclui o balão (R$ 60 mil) e os custos para obtenção do brevê (habilitação para pilotar aeronaves). Para quem gosta de competições, a Confederação Brasileira de Balonismo (CBB) promove os campeonatos Brasileiro, Paulista, Sul Brasileiro, Copa do Brasil e festivais.
O prefeito Maurício aprovou a novidade e adiantou que outros eventos organizados pela prefeitura contarão com essa opção. “É uma alternativa fantástica e nossa ideia é criar toda a estrutura necessária para o balonismo no município”, afirmou. “Estamos vendo alguns detalhes e certamente disponibilizaremos voos de balão em outros eventos da prefeitura em 2013”, concluiu.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here