Rock de Galpão é uma das atrações de sábado no Festival de Balonismo

Outra grande novidade na edição deste ano do Festival é a banda Rock de Galpão. O show é mais um presente do Sistema Fecomércio, através do Sesc Torres, para a cidade e para todo o público que irá prestigiar o 29º Festival de Balonismo. Rock de Galpão se apresenta no sábado, dia 29 de abril, às 22 horas, antes do show do Projota.

O Rock de Galpão, que chega agora aos seus 10 anos de carreira, foi batizado por Bagre Fagundes e abençoado por Paixão Côrtes, Luis Carlos Borges e Nico Fagundes, grandes nomes da cena musical gaúcha, tomou forma no CD Rock de Galpão, em 2007, e se concretizou com o CD/DVD Rock de Galpão Ao Vivo, lançado em 2010.

O projeto é conduzido pela banda Estado das Coisas, formada por Tiago Ferraz (voz e guitarra), Rafa Schuler (guitarra e vocais), Guilherme Gul (bateria), Alexandre “Mestre Kó” Gaiga (teclados e vocais), Paulinho Cardoso (acordeon) e Gustavo Viegas (contrabaixo), além do convidado especial Diablo Jr, percussionista que faz um show à parte com suas boleadeiras.

Com o intuito de resgatar e explorar a riqueza e diversidade sonora da música regional e traduzi-la em versões contemporâneas, no CD/DVD Rock de Galpão Volume II: Ao Vivo nas Missões (2014) o grupo agregou elementos inéditos à sua sonoridade e produziu novos arranjos para clássicos da música gaúcha como “Milonga para as Missões”, “Recuerdos da 28”, “Desgarrados”, “Os Homens de Preto”, entre outras.

Este trabalho rendeu ao Rock de Galpão cinco indicações no Prêmio Açorianos de Música 2015: Melhor Disco Pop; Melhor Intérprete Pop (Tiago Ferraz); Disco do Ano; DVD do Ano; e Produtor Musical (Estado das Coisas e Hique Gomez). Premiado com os troféus de Disco Pop e Intérprete Pop, Rock de Galpão – Volume II: Ao Vivo Nas Missões é o registro do show que aconteceu em frente à Catedral Angelopolitana, monumento histórico da cultura missioneira.

A proposta musical do Rock de Galpão é definida pelo diretor artístico do projeto, Hique Gomez, como Hiperpampa: um conceito aberto para o diálogo universal, com influência de um passado cultural, mas de frente para o hiperespaço.

A Mandala (interpretada pelo artista Mai Bavoso especialmente para o Rock de Galpão) é o elemento que fundamenta os preceitos do grupo. Ela representa a união, a cooperação e a valorização do talento de cada um dos integrantes e seus parceiros que, juntos, formam a totalidade. Representa também os valores culturais, sociais e estéticos do rock como forma de expressão inovadora, impulsiva, enérgica e vibrante. Estes preceitos culturais, tão valiosos nos dias de hoje, devem ser espalhados e disseminados para a sociedade como forma de renovação e perpetuidade da cultura.

É de Sombrio e vai vim pra Torres curtir o Festival Internacional de Balonismo? Abasteça seu veículo na Rede Furnas. Faça uma parada no Posto Furnas, na BR 101 KM 439 – 1052 Furnas e venha curtir o colorido dos balões na capital brasileira do balonismo.

O Blog Balonismo tem o apoio da RVB Balões e Infláveis, da Escola Brasileira de Balonismo, da Air Show, Monte Bello Construtora e da Trip Balonismo Aventura. Entre nesse time e nos apoie também.