O lituano Rokas Kostiuskevicius conquistou o bi-campeonato mundial de balonismo da categoria júnior (2012 e 2016). Ambas as conquistas foram no seu país, a Lituânia. Rokas tem vaga garantida no campeonato mundial de balonismo de 2018, com local ainda não definido. Tomasz Filus, da Polônia, ficou com o vice-campeonato e o britânico Dom Bareford, campeão em 2014, completa o pódio na terceira colocação.
O Brasil foi representado neste evento por quatro pilotos, o que mostra uma grande evolução do nosso esporte. Em 2012 não tivemos nenhum piloto brasileiro. Em 2014, na França, conquistamos duas vagas. E na atual edição esse número dobrou para 4 competidores. Confira abaixo a classificação dos nossos balonistas:
18º – Markus Kalousdian
26º – Christian Kalousdian
27ª – Aline Kalousdian
32º – Lucas Chemin
O III Campeonato Mundial Júnior FAI de Balonismo iniciou no dia 29 de junho e encerrou hoje. Segundo o site da equipe RK de Balonismo, “O evento, que procura consagrar o melhor piloto do mundo até 27 anos completos, é um modo pensado pela Comissão Internacional de Aerostatação (CIA) de incentivar a adesão e formação de novos pilotos competitivos”.
O campeonato teve um recorde de participação com 36 pilotos, de 17 países, com 8 voos programados e seis realizados (dois foram cancelados) e um total de 23 tarefas competitivas realizadas. Confira a seguir a classificação final: